Criada em 2014, inicialmente com o nome de RealCoin, o Tether (USDT) é a maior stablecoin do universo cripto e possui enorme capitalização de mercado. Sua emissão é feita pela Tether Ltd. e sua cotação é atrelada ao dólar americano.
Sua controladora, a iFinex, é também proprietária da Bitfinex, uma das maiores e mais tradicionais exchanges do mundo.
Para garantir seu poder de compra, a empresa garante que existem reservas bancárias em quantidade suficiente para cobrir o total de emissão do criptoativo. E com esta estabilidade de cotação, o Tether, assim como outras stablecoins, se tornou uma ferramenta de extrema utilidade para os traders e para aqueles que precisam realizar transações internacionais.
Além disso, a procura pela criptomoeda tem aumentado muito por aqueles que querem diversificar suas carteiras, aguardar boas oportunidades de comprar outros ativos digitais em quedas do mercado, ou mesmo aumentar seu patrimônio em dólar.
Mas, apesar de sua grande relevância no universo cripto, o USDT já foi alvo de muitas dúvidas e polêmicas, principalmente em relação à falta de transparência quanto à suas reservas. O fato é que nunca foi feita uma auditoria independente na empresa e, diante deste cenário, outras stablecoins têm surgido para concorrer com a moeda.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.