O Staked Ether, ou stETH, é um token criado para representar cada unidade de Ether (ETH) que foi depositada em stake na rede Ethereum.

De forma resumida, staking é uma prática em que os investidores bloqueiam seus tokens por um período de tempo, a fim de processar a validação das transações que ocorrem na rede, contribuindo para sua segurança. Em troca, recebem recompensas na forma de rendimentos semelhantes a juros. O mecanismo por trás desse processo é conhecido como Proof of Stake – PoS (“Prova de Participação”). Essa é uma proposta alternativa ao Proof of Work – PoW  (“Prova de Trabalho”), a qual é utilizada pelo Bitcoin e que requer muito poder de computação e energia.

Atualmente, para conseguir participar individualmente do Staking no Ethereum, é necessário bloquear um mínimo de 32 ETH até que a rede seja atualizada para um novo padrão, conhecido como Ethereum 2.0.

Nesse cenário, uma plataforma chamada Lido Finance criou um sistema que permite que os usuários deixem em stake qualquer quantidade de ether, recebendo em troca o token derivado chamado stETH. Esse token pode, então, ser negociado, emprestado ou utilizado para qualquer outro fim de liquidez em outras plataformas. Esse modelo é parte importante das finanças descentralizadas (DeFi), que visa replicar serviços financeiros como empréstimos e seguros usando a tecnologia blockchain.

Para um usuário que depositar ETH na plataforma Lido o maior risco é o de perda de capital, pois, seus ativos ficam bloqueados (ilíquidos) até que seja concluída a atualização da rede, chamada Shangai e prevista para março de 2023.

Em 2022, devido à alta turbulência no mercado de criptomoedas, muitos dos principais tokens perderam uma parte significativa de seu valor. O preço do stETH acabou caindo abaixo do ETH, embora, em tese, os dois devessem ser negociados pelo mesmo valor.

De qualquer forma, muitos analistas consideram a dissociação stETH/ETH diferente de uma stablecoin que perde sua paridade com o ativo de referência. Isso porque o StETH não é um stablecoin e não precisa ser negociado em uma proporção de valor de 1:1 com o ETH para cumprir seu propósito. Acreditam que, como uma moeda projetada para resolver problemas de liquidez, ela tem funcionado conforme projetado e oferece liquidez aos investidores que dela precisam.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.