Staking é uma forma de se conseguir renda passiva sobre sua carteira de criptomoedas através da participação em um sistema PoS (Proof of Stake – Prova de Participação). Nesta modalidade o usuário deposita seus tokens para servir como validador das transações em um determinado blockchain e recebe em troca recompensas em criptomoedas proporcionais à quantidade depositada.
A forma mais usual de se fazer o staking é através de staking pools, plataformas próprias para esta finalidade, onde o usuário precisa conectar sua wallet e informar a quantidade de tokens que deseja disponibilizar.
Mas há ainda carteiras próprias que fazem o procedimento de forma direta ou mesmo grupos de validadores que reúnem depósitos de usuários diversos e distribuem as recompensas entre eles.
Alguns exemplos de blockchains que permitem a realização de staking:
Como principais vantagens em relação ao PoW (Proof of Work – Prova de Trabalho) podemos citar:
- menor custo energético e em equipamentos;
- maior simplicidade operacional;
- possibilitam blockchains mais rápidas e escaláveis;
Já as desvantagens apontam principalmente para a possibilidade de centralização da rede nas mãos dos maiores detentores dos tokens, e para a impossibilidade de se negociar os ativos colocados em staking que estejam dentro do seu período de “travamento”.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.