Staking Pool são plataformas que captam os ativos de diversos usuários, a fim de unificar o seu poder de staking. Isso traz, desta forma, a possibilidade da distribuição das recompensas, independente da quantidade de ativos que cada um deles possui.
Acontece que nas redes PoS (Proof of Stake), o poder computacional e de decisão estão diretamente ligados ao número de ativos que o usuário possui, sendo esse poder proporcional ao total dos ativos que foram para staking. Como a maioria dos participantes da rede raramente tem recursos suficientes para se tornar, individualmente, um node/validador por conta própria, muitos preferem contribuir com seu poder através de um staking pool.
Esses pools normalmente possuem seu próprio administrador ou operador, o qual é responsável por manter os nós/validadores funcionando adequadamente.
Normalmente, os participantes de um staking pool bloqueiam seus ativos e não podem usá-los até o vencimento do prazo de staking – modalidade chamada de poupança bloqueada. Naturalmente, quanto mais você disponibiliza para stake, maiores as recompensas. Também é normal que os períodos de bloqueio maiores ofereçam uma maior recompensa ao usuário. Essas recompensas são normalmente estimadas e expressas em APY – Annual Percentage Yeld – que leva em conta o efeito dos juros compostos.
Dentre as plataformas de staking pools, tem se destacado aquelas dos protocolos DeFi, como por exemplo a Uniswap, nas quais existe uma maior necessidade de liquidez nos protocolos para viabilizar seu funcionamento. Assim, as recompensas nesses pools também costumam incluir uma parcela da receita gerada pelos diferentes protocolos (como taxas e comissões), o que faz com que, normalmente, os seus retornos sejam muito maiores do que nos staking pools regulares.
Em ambos os casos, os investidores enfrentam certos riscos, sendo o mais significativo o possível movimento de preço adverso nos ativos que pode acabar sobressaindo sobre o retorno ganho no staking.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.