Solana é uma plataforma blockchain crida pelo desenvolvedor de software Anatoly Yakovenko e lançada em março de 2020. Projetada para funcionar de forma semelhante à rede Ethereum, mas superior em velocidade e eficiência, obteve crescimento explosivo desde seu lançamento chegando rapidamente a figurar entre as 10 principais criptomoedas em capitalização de mercado.
A empresa por trás do projeto é a Solana Labs e sua criptomoeda nativa é o token SOL, o qual é utilizado para pagamento das taxas de transação.
Como o blockchain Solana possui suporte a contratos inteligentes (“smart contracts”), os desenvolvedores podem usá-lo para criar aplicativos descentralizados (dApps), tornando-a rival de outras grandes blockchains programáveis, incluindo Ethereum (ETH) e Cardano (ADA).
Seu mecanismo de consenso para validação das transações é um híbrido de Proof of History – PoH (Prova de Histórico) e Proof of Stake – PoS (Prova de Participação). A prova do histórico verifica a ordem das transações da blockchain e a passagem do tempo entre elas. Esses “timestamps” são incorporados ao próprio blockchain de forma integrada, retirando dos nós validadores (nodes) a necessidade de se comunicarem entre si para verificação dessas informações. Desta maneira, a rede Solana consegue um processamento rápido e barato, supostamente de 65.000 transações por segundo a um custo médio de US$ 0,00025.
Sendo um blockchain de código aberto, Solana permite ampla possibilidade de utilização, como por exemplo:
– Criação e negociação de tokens não fungíveis – NFTs;
– Desenvolvimento de plataformas de finanças descentralizadas (DeFi), como por exemplo de exchanges DEX;
– Criação de jogos Web3;
– Criação de sistemas de pagamentos sem taxas de transação, como o Solana Pay; etc.
Como desvantagens e potenciais riscos da plataforma, vale ressaltar principalmente uma alta distribuição inicial de tokens SOL para a própria empresa Solana Labs, o que gerou uma excessiva concentração no poder de validação em relativamente poucos nodes.
Além disso, ocorreram algumas interrupções da rede desde sua criação, inclusive uma de 48 horas em janeiro de 2022 que liquidou muitos usuários do protocolo de empréstimos Solend.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.