Os smart contracts (em tradução livre, “contratos inteligentes”) surgiram em 1994 através do cientista da computação americano, Nick Szabo, o qual elaborou os principais pilares que serviram de base para os vindouros contratos digitais atuais. Com o avanço tecnológico e o surgimento do Blockchain, foi criado o ambiente perfeito para o desenvolvimento dessas ideias.
Em suma, um smart contract é um programa de computador auto-executável, onde os termos de um acordo são diretamente incorporados em suas linhas de código. O programa, juntamente com o acordo que contém, é distribuído em uma rede blockchain descentralizada, como Ethereum ou Ontology, e é executado automaticamente quando certas condições são atendidas. Uma vez que o código é executado, é praticamente impossível revertê-lo ou alterá-lo.
Dessa forma, os contratos inteligentes permitem que transações e acordos sejam executados anonimamente, entre duas ou mais partes, sem a necessidade de uma autoridade terceirizada, sistema de justiça ou outro mecanismo externo, para garantir seu cumprimento.
Pode ser comparado a uma máquina de venda automática, na qual você não precisa lidar diretamente com o comerciante (proprietário do produto se está comprando), pois você simplesmente faz a transação automaticamente, ao inserir moedas na máquina. Essa maneira direta de fazer transações sem a necessidade de confiar em quem você está lidando é o que torna um contrato inteligente tão útil. Atualmente, algumas empresas já começaram a implementar contratos inteligentes em seus processos e sistemas, para diminuir perdas e gerar mais segurança aos clientes.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.