Em contraste com o dinheiro fiduciário, que normalmente é regulado por uma autoridade governamental, como um banco central, as criptomoedas são descentralizadas. O Proof-of-Work (PoW) é o mecanismo de consenso que abre caminho para que muitas criptomoedas, incluindo Bitcoin e Ethereum, funcionem sem o envolvimento de um governo ou mesmo uma empresa.

Esse é o principal processo por trás da adição de novos blocos ao blockchain do Bitcoin e da verificação de transações. É também crucial para evitar fraudes e manipulação da rede por agentes maliciosos, garantindo assim a integridade e confiabilidade de todo o sistema.

Após a aprovação de um bloco de transações por um minerador, o mesmo é recompensado em criptomoedas pelo “serviço prestado” – investimento em equipamentos e energia – para o funcionamento do sistema.

A razão pela qual o PoW torna tão difícil adulterar qualquer parte do blockchain é devido ao fato de que qualquer alteração indevida em um determinado bloco exigiria que todos os blocos já criados fossem adulterados.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.