Proof of Stake, ou “prova de participação”, é um mecanismo de consenso usado para verificar e validar novas transações em redes de criptomoedas. Como as blockchains não possuem entidades centralizadas, a prova de participação é um método para garantir que os dados registrados na rede sejam legítimos.

Nesse sistema, os validadores, aqueles que “travam” suas criptomoedas em um smart contract (contrato inteligente), a fim de executarem as transações no blockchain, são recompensados com novas criptomoedas a cada validação realizada. É, portanto, uma forma alternativa de mineração ao proof-of-work, mecanismo utilizado pelo Bitcoin.

Vale ressaltar que se um validador enviar dados incorretos ou transações fraudulentas para a rede, ele poderá ser punido com “slashing”. Sua participação é “queimada”, o que significa que é enviada para um endereço de carteira inutilizável onde ninguém tem acesso, tornando-os inúteis para sempre.

Um grande benefício alegado pelos defensores do PoS (Proof of Stake)é a contribuição deste modelo ao meio ambiente. Isto porque seu maior rival como mecanismo de consenso, o PoW (Proof-of-work) exige uma quantidade enorme de energia elétrica para seu funcionamento. Além disso, o PoS democratiza a participação de mais pessoas como validadores, visto que não necessita de investimentos em equipamento e alto conhecimento técnico para sua execução. Basicamente, um validador só necessita de criptomoedas para serem bloqueadas no staking.

Por outro lado, os críticos do PoS alegam que os validadores que detêm grandes quantidades de token ou criptomoedas de um blockchain podem ter uma influência descomunal nesse tipo de sistema.

Embora a prova de participação ainda esteja surgindo como um mecanismo de consenso para blockchain, ela possui um potencial significativo. Com demandas de energia mais baixas e um nível mais alto de acessibilidade para pessoas comuns participarem como validadores, a prova de participação tem muitos recursos atraentes que podem trazê-la ao mainstream para a segurança do blockchain.

Recentemente a rede Ethereum, através da atualização chamada “The Merge”, modificou seu mecanismo de consenso para proof of stake, se juntando à Solana e Cardano como as maiores criptomoedas que utilizam o proof of stake – prova de participação.



Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.