Um pool de mineração é um espaço que permite que os mineradores trabalhem cooperativamente na extração dos blocos de criptomoedas. Eles foram criados para facilitar o trabalho de mineração e lidar com mais eficiência com a dificuldade crescente de minerar Bitcoins e outras criptomoedas.

Isso porque é preciso uma quantidade cada vez maior de poder de computação e eletricidade para um minerador conseguir receber recompensas. As pools de mineração são uma maneira de contornar isso. Como o nome sugere, envolve reunir recursos para aumentar as chances de sucesso.

Ao reunir seu poder de computação em um grupo coletivo, as perspectivas de se conseguir encontrar o próximo bloco – e consequentemente ser recompensado ​​com criptomoedas – se tornam muito maiores.

E se um pool conseguir vencer a competição e receber uma recompensa ao minerar um bloco, ela é posteriormente dividida entre os seus membros, normalmente, de maneira proporcional ao poder computacional que cada minerador cedeu à pool.

Mas é importante saber que para permitir que vários mineradores consigam reunir o seu poder de computação em um único local, é necessário utilizar o serviço de um servidorIsso porque é através desse servidor que é possível receber as transações da rede, controlar e monitorar o trabalho, realizar a contabilidade dos blocos resolvidos e, por fim distribuir os lucros para os mineradores. Ou seja, por mais irônico que seja, mesmo em uma tecnologia descentralizada como a do blockchain, no caso da pool de mineração, há a dependência de um serviço centralizado.

Podemos considerar como algumas das grandes pools de mineração atualmente: AntPool, Nanopool, F2Pool.

Como ponto negativo em relação aos pools de mineração, podemos citar a necessidade de se confiar em uma organização centralizada. O fato é que os administradores da pool podem modificar o seu funcionamento e reter as recompensas de mineração, situação que, infelizmente, já ocorreu algumas vezes.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.