Polygon é uma criptomoeda (MATIC) e também um projeto focado em oferecer soluções de escalabilidade, baixas comissões transacionais e interoperabilidade para outros projetos que rodam na rede Ethereum.

Como nos últimos anos a rede Ethereum tem operado no limite de suas capacidades, devido principalmente ao boom do DeFi e da adoção em massa de plataformas como Decentraland e CryptoKitties, surgiram algumas propostas para solucionar essa sobrecarga e consequente alto custo transacional da rede. Um desses projetos que muito tem se destacado é o da rede Polygon e seu token Matic.

A ideia inicial surgiu em 2018 e girava em torno da criação de uma solução de segunda camada (sidechain), funcionando em mecanismo de consenso de Proof of Stake (PoS), e na qual rodariam os DApps. Consequentemente, seu funcionamento retiraria uma grande carga de transações e aliviaria a rede Ethereum. 

Para dar início ao seu desenvolvimento foi realizado em 2019 um IEO para levantar recursos junto a adotantes iniciais. Esse evento conseguiu captar mais de 4 milhões de dólares através da venda de tokens MATIC. Desta forma, foi possível que em maio de 2019 a rede fosse lançada.

A base de funcionamento da Polygon se dá através de uma rede de nós (nodes) descentralizados, rodando em uma sidechain conectada à rede Ethereum, a partir do staking de tokens MATIC. Desse staking são escolhidos os validadores e respectivos geradores de blocos dentro da rede.

Através da rede Polygon é possível implantar blockchains já existentes ou mesmo desenvolver blockchains personalizados. E isso só é possível porque a Polygon utiliza a tecnologia Plasma, a qual é equivalente à Lightining Network (LN), compatível com a rede Ethereum.

Como casos de uso, inúmeros projetos de sistemas de pagamento, atômic swaps, DEX, yeld farming, liquidity pools e outros utilizam das funcionalidades Polygon em suas operações. Apenas para citar alguns:

  • AAVE;
  • Curve QuickSwap;
  • 1inch;
  • SushiSwap;
  • SportX;
  • Beefy Financ;
  • Pooltogether;
  • bZx;
  • Augur;
  • Ocean Protocol;
  • Clover Finance e dezenas de outros.

Como ponto fraco do projeto, podemos apontar a grande dependência da rede Ethereum para justificar sua existência, ou seja, qualquer problema sério na rede Ethereum acaba recaindo diretamente na rede Polygon.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.