Paper wallet (carteira de papel) nada mais é do que um sistema de armazenamento físico das chaves privadas de determinada criptomoeda. Apesar de terem a denominação de “carteira”, as wallets não armazenam as criptomoedas propriamente dito. Em vez disso, fornecem um mecanismo para armazenar as chaves de acesso ao patrimônio cripto. No caso das paper wallets, as chaves são escritas ou impressas em papel; daí o seu nome.

Lembrando que criptomoedas como o Bitcoin possuem chaves públicas e privadas. Uma chave pública funciona como um endereço de e-mail que pode ser compartilhado publicamente para permitir que outras pessoas enviem conteúdos, mas não os acessem. Já a chave privada seria a senha que dá ao seu titular a capacidade de acessar e transferir os e-mails. No caso deste exemplo, basta substituir os e-mails pelas criptomoedas para entender o funcionamento das chaves públicas e privadas das wallets.

Embora sejam muito seguras quando mantidas em um local apropriado, as carteiras de papel caíram em sua utilização principalmente devido aos avanços na tecnologia de armazenamento das criptomoedas.

Além disso, alguns cuidados devem ser tomados ao se optar por usar uma paper wallet. Um papel mal colocado na impressora ou danificado, assim como uma tinta de má qualidade, podem dificultar ou até impedir ao usuário de ter acesso aos seus criptoativos. E há também o risco de danos causados por agentes como água, fogo, umidade do ar e outros.

Curiosamente, existem carteiras metálicas (feitas de metais fortes e resistentes à ferrugem, como alumínio e titânio) que são resistentes ao fogo e têm muito maior durabilidade em comparação às de papel.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.