Oráculo, no contexto da tecnologia blockchain, é uma ferramenta que possibilita a interação do mundo físico com o mundo criptográfico.

Como os protocolos criptográficos e os contratos inteligentes (Smart Contracts) são limitados a obter informações e acessar dados que estão dentro da mesma rede, foi necessário que os desenvolvedores criassem os oráculos. Estes são códigos que realizam o envio e verificação de informações, na forma de dados eletrônicos, entre o mundo real e um blockchain ou contrato inteligente. 

Existem vários tipos de oráculos:

1) Software:  é o que lida com informações online, como clima, temperatura, preços de produtos, horários de voos, entre outros. Ao receber esses dados, o smart contract executará uma a ação pré-determinada, de acordo com o dado recebido.

2) Hardware: são aqueles que podem rastrear objetos no mundo real, por exemplo, a chegada de um ônibus. Esses dispositivos fornecem aos usuários a capacidade de monitorar cadeias de suprimentos inteiras através de uma blockchain. Para isso, incluem sensores IoT, leitores de RFID ou código de barras. 

3) Entrada: são aqueles que fornecem informações do exterior para o blockchain ou contrato inteligente. Eles são amplamente utilizados por empresas e empresas que desejam automatizar diferentes ações que dependem da introdução de informações.

4) Saída: são aqueles que enviam dados para o mundo real. Um exemplo é funcionamento de “casas inteligentes” que possibilitam ações por parte dos detentores das respectivas chaves criptográficas válidas.

5) Consenso: em alguns casos, para evitar o envio equivocado de dados, o oráculo fará a coleta das informações em vários lugares distintos. Um exemplo para esse tipo de aplicação ocorre no monitoramento dos mercados financeiros.

Os oráculos, em sua concepção, foram pensados como uma ferramenta de funcionamento centralizado, mas, atualmente, já existem aqueles que são descentralizados – sem a necessidade de confiança em uma entidade. Dois exemplos de destaque são a plataforma de previsão de mercado Augur e a rede Chainlink. Esta última possui conectividade com pagamentos bancários ou pagamentos de varejo, como Visa e Paypal, e dados de mercado, como NYSE e Bloomberg. 


Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.