Um metaverso é simplesmente uma versão alternativa da realidade em forma digital. Assim como a realidade física, as pessoas interagem nesse ambiente para trabalhar, brincar, fazer negócios e socializar com outras pessoas e elementos.

O conceito deriva de “meta” que significa “além” e “universo” que se refere a toda matéria e espaço existente. Dito assim, a palavra “metaverso” pode ser entendida como “tudo o que está além do nosso Universo“, aludindo a uma interface em que apenas podemos interagir através da tecnologia, a qual serve de ponte entre a nossa realidade e esta nova realidade digital criada.

Na indústria de blockchain e criptomoedas, muitos projetos que trabalham em outras tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidade expandida, criam suas próprias versões versões de realidade virtual. Aqui o termo metaverso é frequentemente usado para descrever um ecossistema onde os usuários da plataforma podem encontrar cada elemento, criação, experiência e interação em um espaço compartilhado e, mais importante, em constante desenvolvimento.

Atualmente, já existem vários metaversos com diferentes nomes e termos. Apenas para citar alguns, podemos destacar entre as tentativas mais recentes de criar metaversos,  Decentraland, The Sandbox, Star Atlas ou Bloktopia, que combinam o aprendizado de experiências anteriores, unem novas tecnologias e se esforçam para reduzir ao máximo a linha que divide a realidade com o metaverso.

O conceito de metaverso também está ganhando popularidade em grandes empresas de tecnologia. É difícil conhecer sua forma em geral, no entanto, pode ser identificado por algumas ou todas estas características:

  • ambientes continuamente em crescimento ou evolução, independentemente de os usuários estarem ou não conectados e interagindo com eles;
  • experiências acontecem em tempo real;
  • economia própria e totalmente funcional, com uma moeda nativa baseada em blockchain utilizada para negociar produtos e serviços;
  • possibilidade de estar vinculado ao mundo físico em algum aspecto e medida;
  • possibilidade de os próprios usuários participarem do fornecimento de seus conteúdos.

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