Metamask é uma carteira digital (wallet) criada em 2016 para armazenar os tokens da rede Ethereum e que tornou-se, dentre as várias opções existentes, a mais popular entre os cripto entusiastas.

Atualmente, a carteira suporta diversos outros blockchains além da rede Ethereum, como Matic, Avalanche, Fantom, Binance Smart Chain e outras.

Sua enorme popularidade se dá principalmente pela sua funcionalidade que possibilita a interação dos usuários por meio de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas (DApps). Além disso, possui interface bastante intuitiva e suporta dezenas de idiomas.

Quanto à segurança, a Metamask, sendo uma carteira hot wallet, requer o cuidado constante por parte de seus desenvolvedores contra ataques hacker, fato que até então nunca ocorreu.

Para começar a utilizá-la basta instalá-la como extensão em seu navegador (Edge, Brave, Google Chrome ou Firefox) ou baixar o aplicativo em seu celular (IOS e Android). O seu uso é gratuito mas, normalmente, são cobradas taxas das redes em uso para processar e efetivar as transações (gas).

Após instalada ou baixada é muito importante que seja criada uma senha forte e segura. Além disso, será preciso copiar e guardar a frase semente (seed phrase) de 12 palavras que será exibida após a criação da senha. Essa frase será necessária para restaurar a conta no caso de perda da senha.

Para usuários mais avançados é possível ainda conectar a Metamask a carteiras frias (cold wallets) como Ledger e Trezor.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.