Um mempool é uma memória temporária intermediária na qual as transações do usuário são momentaneamente armazenadas. Quando as transação chegam a este local, os mineradores as selecionam para processá-las. É neste último ponto que a transação realmente é efetivada e se integra ao blockchain.
Portanto, a principal utilidade de um mempool, é sua capacidade de armazenar as transações de rede para que sejam processadas posteriormente. Isso permite que os usuários realizem suas operações com tranquilidade e saibam que as mesmas serão efetivadas no devido tempo.
Em segundo lugar, a ,mempool é uma forma de equalizar o nível de comissões na rede. Com uma rede descongestionada, o mempool fica menos demandado e o valor das comissões cai. Já quando há um aumento no número das transações, consequentemente há uma maior ocupação do mempool e as taxas de validação aumentam. Isso porque os usuários começam a pagar comissões mais altas para que suas transações tenham prioridade de execução.
Outra utilidade do mempool está ligada ao nível de segurança. Por exemplo, o mempool pode ser limitado para receber um certo número de transações, evitando que a rede fique saturada e dificultando sua violação.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.