Memecoin é o análogo criptográfico dos memes tradicionais e surgiu como um substituto mais barato do Bitcoin.

O primeiro e mais famoso memecoin, chamado Dogecoin, foi criado em 2013 como uma sátira ao Bitcoin e simbolizado pela foto viral de um cachorro da raça Shiba Inu .

Mas apesar de serem consideradas uma piada no mercado cripto, algumas memecoins têm alcançado valores surpreendentemente altos, principalmente pela atuação de divulgadores famosos dessas moedas. Foi o que aconteceu recentemente com o endosso de Elon Musk à Dogecoin. Após a adesão de Musk à moeda, sua cotação chegou a subir 2.000%, de acordo com dados do CoinmarketCap.

O que costuma acontecer é que uma alta popularidade de uma memecoin em determinada comunidade somada à sua divulgação por parte de celebridades levam a uma grande adoção de investidores de varejo. É o fenômeno FOMO em andamento, catapultando o preço de ativos criados para serem apenas uma piada ou brincadeira.

De toda forma, devido à sua própria natureza, investir em uma memecoin costuma ser muito arriscado. Mesmo que se possa ter sorte e “surfar” uma boa onda, com o passar do tempo a realidade tende a se impor e a falta de fundamentos dos projetos deve acabar se sobressaindo à qualquer modismo.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.