Enquanto um nó comum (node) é um dispositivo que visa validar blocos e transações, um nó principal ou masternode, é um tipo de nó especial responsável pela execução de uma série de tarefas ou serviços em uma rede blockchain, tais como a habilitação de pagamentos instantâneos ou anônimos e votação nas questões de desenvolvimento do projeto.
Normalmente, eles podem ser executados por qualquer pessoa, desde que esta possua uma certa quantidade de criptomoedas retidas através de uma espécie de contrato. Dessa forma, essas moedas são usadas como uma espécie de “garantia” das operações executadas pelo nó.
O masternode foi popularizado por um hard fork do Bitcoin em 2014 que deu origem ao Dash – Dinheiro Digital. A ideia foi a de se criar uma segunda camada do blockchain do Bitcoin para tentar aliviar a demanda dos nós da rede. Os masternodes executariam então as funções principais que os nós fazem, bem como recursos adicionais. E para isso, eles seriam adequadamente recompensados, de forma semelhante ao que ocorre no mecanismo de consenso de Prova de Trabalho (Proof-Of-Work – PoW).
No universo cripto, os masternodes são cada vez mais importantes. Considerados fontes de suporte ao blockchain, eles reduzem o tempo de processamento das transações e evitam o congestionamento das redes.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.