Uma mainnet, ou rede principal, é uma blockchain independente executando sua própria rede, com sua própria tecnologia e protocolo, ao contrário de uma rede de testes (testnet) ou projetos executados em outras redes populares, como no caso da Ethereum.

A principal função de uma rede testnet é a de executar testes de novos recursos ou mesmo tentar solucionar problemas em um blockchain. Portanto, enquanto uma rede testenet ainda é um projeto em andamento, a mainnet já é um blockchain completamente desenvolvido e em pleno funcionamento.

Mas antes de se chegar ao status de mainnet algumas etapas normalmente ocorrem. Uma que é muito comum é a pré-venda de tokens, dando a um projeto o financiamento para produzir e testar recursos. Se implementada com sucesso, essa fase costuma ser suficiente para se chegar ao estágio final de mainnet.

Historicamente, várias startups de blockchain optaram por usar seus próprios tokens ERC-20 atrelados à rede Ethereum.

Após a conclusão do processo de venda destes tokens, normalmente através de um ICO (Inicial Coin Offering – Oferta Inicial de Moedas), a rede principal deve ser lançada. Nesse momento é que geralmente ocorre a troca dos tokens ERC-20 adquiridos no ICO por uma nova moeda da rede mainnet do blockchain.

Após essa troca, os antigos tokens são destruídos garantindo que apenas as novas moedas serão utilizadas.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.