Lisk é uma plataforma baseada na tecnologia Blockchain, criada em 2016 por Max Kordek e Oliver Beddows, com o objetivo principal de facilitar aos desenvolvedores a criação, gerenciamento e distribuição de dApps (aplicativos descentralizados).
Para isso, o projeto utiliza a linguagem de programação JavaScript, uma das mais populares do mundo no desenvolvimento web em geral. Isso torna mais fácil para os programadores criarem e integrarem suas soluções na plataforma.
Outra característica importante do projeto Lisk é a utilização de uma arquitetura de sidechains – cadeias paralelas de blockchains exclusivas mas vinculadas à cadeia principal (mainchain). Nesso modelo, os dApps criados na plataforma são executados em suas próprias redes laterais, permitindo uma maior escalabilidade, eficiência e flexibilidade de todo o sistema.
Além disso, a compatibilidade dos blockchains permite aos desenvolvedores o aproveitamento de recursos como o kit de desenvolvimento de software do projeto (SDK) e bibliotecas de codificação.
A criptomoeda nativa do blockchain Lisk, é o token LSK, o qual é necessário para pagar os custos das principais operações e utilizado nas votações de propostas de desenvolvimento do projeto. Sua emissão foi projetada para ser reduzida ao longo do tempo, tornando-a escassa e com tendência de valorização futura.
O mecanismo de consenso do blockchain Lisk é chamado Delegated Proof of Stake (DPoS) – um sistema de votação descentralizado onde os próprios usuários escolham os validadores das transações – os “delegados”.
Sua interface de usuário é amigável e intuitiva, chamada Lisk Hub. Nela os usuários podem gerenciar suas contas, fazer transações e acompanhar o desenvolvimento de seus dApps.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.