No mundo das criptomoedas, uma ledger, ou livro-razão, é conhecido como um sistema de manutenção de registros dos saldos dos diversos participantes e de todas as transações que ocorrem na rede e que deixa as identidades dos participantes anônimas.
São um tipo de tecnologia de contabilidade distribuída que registra uma lista de transações financeiras ou blocos que não podem ser alterados, tornando-o imutável. Além disso, seus registros contábeis normalmente são descentralizados, ou seja, não são supervisionados ou controlados por uma única autoridade central.
Os livros-razão públicos eram usados muito antes do nascimento dos ativos digitais, mas ganharam mais destaque desde que os mercados de criptomoedas, a partir do bitcoin, ganharam vida. No caso do blockchain, ambas as partes envolvidas em uma transação de criptomoedas podem verificar os detalhes no ledger / livro-razão.
Quando um bloco atinge a capacidade total, novos blocos são adicionados ao livro. Nesse ponto, os integrantes da rede denominados full nodes, retêm uma cópia completa do ledger. Isso significa que eles podem supervisionar a rede – as pessoas que a utilizam e se as transações são genuínas.
Mas ainda há muitos desafios no uso de um livro-razão público, principalmente devido à preocupação com a segurança e pela possibilidade de rastreio de informações dos participantes da rede por agentes indesejados.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.