ICON é uma rede descentralizada de blockchains interconectados e interoperáveis. O projeto, que foi desenvolvido pela ICON Foundation,  teve seu whitepaper publicado em 2017 e, em seguida, seu blockchain lançado no ano de 2018. 

O objetivo da ICON é possibilitar que diferentes blockchains troquem dados e ativos entre si, de forma segura e eficiente, através da execução de contratos inteligentes (smart contracts). Para isso, o projeto visa estabelecer um ecossistema digital, com diversos “atores econômicos” emitindo e controlando suas próprias criptomoedas, sob os sistemas e regras que adotarem.

Seu design foi inspirado na estrutura econômica do mundo real, com empresas, organizações sem fins lucrativos e instituições públicas interagindo entre si a partir de um meio de valor comum – a moeda nacional. 

Na prática, a ideia é que os aplicativos descentralizados (dApps) possam usar a rede ICON como infraestrutura para criar suas próprias moedas e economias. Os computadores que executam o software (nós da rede) podem optar por apoiar aquelas economias no ecossistema, de acordo com seus interesses. 

O mecanismo de consenso utilizado pela ICON é o Delegated Proof of Stake – dPoS (Prova de Participação Delegada), o mesmo utilizado por outras criptomoedas de destaque, como TRON e EOS.

Nesse modelo de blockchain, em particular no projeto ICON, atuam cinco participantes principais:

– ICON Republic: atua como o centro da operação da blockchain principal (MainNet), governando o processo pelo qual a sua criptomoeda nativa ICX é cunhada em cada bloco;

– Comunidades: uma rede de nós dentro de um único sistema de governança, mas operando com seu próprio conjunto de regras e algoritmos de consenso;

– Representantes da Comunidade (C-Rep): são os nós (nodes) eleitos em cada comunidade para se comunicar com a ICON Republic, recebendo tokens ICX como recompensa;

– Comunity Nodes (C-Nodes): são os nós responsáveis pelo funcionamento de uma comunidade;

– Citizen Nodes: nós sem poder de voto mas com capacidade de transacionar dentro de uma comunidade, com outras comunidades e com a ICON Republic.

O algoritmo que integra a comunicação entre todos os nós da ICON Republic é chamado Loopchain. Semelhante a outros algoritmos de DPoS, o Loopchain atribui nós para agrupar transações em blocos, adiciona esses blocos ao blockchain e distribui-os para outros nós da rede. Os nós de validação, por sua vez, confirmam a criação do bloco, verificam se o seu hash está correto e realizam sua validação. 

A vantagem desse modelo é conseguir reduzir o número de etapas necessárias para esse tipo de mecanismo de consenso.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.