Hot wallet (carteira quente) é o termo usado para se referir às carteiras de criptomoedas que ficam constantemente conectadas à internet.
É um tipo muito comum de armazenamento devido, principalmente, à praticidade de se acessar os fundos. À partir de qualquer lugar em que o usuário esteja, desde que conectado à web, consegue-se controle total aos seus ativos.
Normalmente, são gratuitas e disponibilizadas de três maneiras:
- via softwares a serem baixados no computador;
- via aplicativos para celular;
- via plataformas online.
Mas, apesar da comodidade das carteiras “hot wallet”, há um maior risco em relação à segurança quanto à sua utilização. Isso porque, ao contrário do que ocorre com as carteiras “cold wallet“, elas estão sempre conectadas ao blockchain e à internet, ficando constantemente expostas às tentativas de ataques hacker. Além disso, como os usuários quase sempre ficam responsáveis pela guarda das chaves privadas, é preciso ter muitíssimo cuidado contra a perda ou roubo das mesmas.
Na prática, talvez o mais indicado seja utilizar esse tipo de armazenamento para quantidades relativamente pequenas de criptoativos. Em casos de valores altos, é mais prudente que se utilize carteiras frias (cold wallets).
A seguir algumas carteiras “hot wallet” bastante utilizadas atualmente:
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.