Os algoritmos de hash são essencialmente a espinha dorsal de todos os mecanismos de segurança cibernética. Dados de tamanhos arbitrários podem ser facilmente criptografados e transformados em uma única string de tamanho fixo por meio de hashing. Tais funções são também extremamente importantes na tecnologia blockchain porque permitem o processamento seguro e rápido de dados e sua entrada no livro-razão distribuído – ledger.

Além disso, os hashes são essenciais no uso de exploradores de blocos (block explorer), pois permitem a extração rápida de informações sobre transações e endereços. É também uma das práticas de transferência de dados mais seguras porque nenhuma das informações originais pode ser acessada sem uma chave de hash.

Criado por Hans Peter Luhn por volta de 1950 para poder classificar rapidamente texto e números, o algoritmo de hash acabou se desenvolvendo desde então e hoje é utilizado em praticamente qualquer software disponível.

Na tecnologia blockchain, o hash é usado no processamento de transações com vários comprimentos de dados, transformando-as todas em um valor de comprimento fixo. Esse valor é então registrado no blockchain e pode ser solicitado de volta a qualquer momento. Por causa do hashing, o processamento de transações no blockchain é mais rápido e seguro. Por exemplo, todas as transações de Bitcoin são processadas através do Secure Hashing Algorithm 256, que reduz o comprimento do hash para 256 bits fixos ou 32 bytes. Independentemente do tamanho da transação, ela sempre terá um comprimento definido de 256 bits.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.