O hash rate, ou taxa de hash, é o termo ​​usado ​​para descrever o poder computacional de uma rede de criptomoeda ou o poder de um equipamento específico de mineração nessa rede.

A operação de qualquer criptomoeda minerável – por exemplo, o Bitcoin (BTC) – é mantida por sua própria rede de mineradores: indivíduos e organizações que contribuem com o poder computacional de suas plataformas de mineração para processar transações e consequentemente gerar a emissão de novas moedas. Eles fazem isso por meio do cálculo de hashes criptográficos – sequências de dados pseudoaleatórios que são usadas para evitar as fraudes (por exemplo, os gastos duplos) e para garantir que novas moedas sejam criadas apenas conforme os critérios previstos pelo algoritmo da rede.

A taxa de hash de uma plataforma de mineração é o número de hashes que ela pode calcular por segundo e o poder de hash combinado de uma rede de criptomoeda é a soma das taxas de hash de todas as plataformas de mineração que estão em operação em um determinado momento.

Diferentes dispositivos, como CPUs, GPUs e ASICs têm diferentes taxas de hash, dependendo de seu poder computacional, bem como de quão bem otimizados eles são para a tarefa específica de processar uma determinada função de hash.

A taxa de hash de um dispositivo é também uma métrica fundamental para medir a lucratividade de uma operação de mineração pois, quanto maior ela for, maior será a recompensa gerada através dos pools de mineração. Além disso, acaba sendo um indicador da segurança do blockchain. Isto porque quanto maior o poder computacional de uma rede, maior a dificuldade em corrompê-la, o que pode inviabilizar qualquer tentativa de um agente malicioso.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.