Um hard fork é um evento em que um blockchain “se divide” em dois blockchains que se desenvolvem paralelamente entre si, cada um com parâmetros específicos e com pelo menos um deles diferente da cadeia anterior.

Os criptoativos de cada cadeia resultante após um hard fork não são compatíveis e sua ocorrência, geralmente, decorre da divergência entre os membros da comunidade do blockchain original, podendo resultar em erros e bugs. Normalmente, só acontecem após muitas discussões e debates em relação às vantagens e desvantagens de se modificar a característica e propósito original do projeto.

Um bom exemplo, foi a proposta de hard fork do Bitcoin em 2017 para aumentar o tamanho do bloco de 1 MB para 8 MB, no intuito de possibilitar transações mais rápidas na rede mas que foi recebida com grande oposição pela maioria da comunidade.

Como resultado, uma parte da comunidade se dividiu e formou o Bitcoin Cash (BCH). A partir daí, a criptomoeda originada teve seus próprios hard forks, um que originou o Bitcoin Cash ABC (BTCA), outro originando o Bitcoin SV (BSV) e o mais recente em 2020 que resultou no Bitcoin Cash Node (BCHN).

Outro exemplo de hardfork de grande repercussão foi o que originou o Ethereum em 2016, a partir de sua cadeia original que passou a se chamar Ethereum Classic. Em 2020, o próprio Ethereum sofreu um hard fork inesperado, mas menor, depois que seus desenvolvedores não retransmitiram adequadamente atualizações não programadas para sua comunidade e provedores de infraestrutura.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.