O gas limit ou, limite de gás, é o custo mais alto que um usuário da rede Ethereum se dispõe a pagar para executar uma determinada transação. Para se definir este limite é preciso levar em conta tanto a complexidade da atividade a ser executada no blockchain, quanto a velocidade desejada para que a transação seja efetivada. Isto porque os mineradores do protocolo tendem a priorizar transações com um alto limite de gás e quando a rede está muito congestionada, para se conseguir executar uma transação mais rapidamente, é necessário pagar mais caro pelo “pedágio”.

De qualquer forma, se o usuário definir um limite de gás mais alto e o valor total não for consumido durante o processamento, o valor extra retornará para a sua conta. Importante ressaltar o fato de que o tipo de serviço usado ​​determina a complexidade da transação. Por exemplo, interagir com contratos inteligentes (smart contracts), geralmente, leva a custos mais altos, pois os contratos precisam de mais recursos para serem executados.

Uma grande vantagem de se ter a possibilidade de determinar um limite de gás para executar uma transação é evitar que códigos incorretos, especialmente em contratos inteligentes, cobrem mais do que o necessário.

No mundo real, o gás pode ser comparado ao combustível do carro, enquanto o limite de gás é a capacidade de seu tanque. Nesta analogia, um motorista precisa estimar a quantidade correta necessária para uma determinada viagem, evitando o transtorno de ficar parado no meio do caminho. Da mesma forma, os usuários do Ethereum devem fornecer limites de gás suficientes para evitar que suas transações sejam abortadas e registradas como “Falha” no blockchain. Infelizmente, quando uma transação falha, o gás já consumido não é reembolsado. O site ETH gas station fornece uma visão geral dos limites de gás requeridos. As carteiras da rede Ethereum, como a MetaMask, fornecem uma maneira de se definir este limite.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.