“Fear Of Missing Out” (“medo de ficar de fora”, em tradução livre) – também conhecido como FOMO – é um termo usado para expressar a ansiedade que você pode sentir se não agir rapidamente ao tomar decisões de negociação. A ideia por trás disso é que qualquer atraso em uma tomada de decisão pode fazer com que você perca uma oportunidade em potencial. Tal efeito psicológico pode afetar os investidores em qualquer mercado mas, em especial, no mercado de criptomoedas. Isso porque devido à sua altíssima volatilidade, o mercado cripto, principalmente em relação às altcoins, costuma fazer milionários do dia para a noite com muito mais frequência que qualquer outro mercado tradicional.

Por exemplo, você pode agir sob FOMO quando vê uma moeda que não possui, aumentando em valor. Essa subida é suficiente para provocar pânico em alguns, levando-os a correr para comprar qualquer moeda que pareça estar subindo de preço. O medo de perder a próxima grande vitória, a moeda que todos querem ou ser o trader deixado para trás, pode ser uma grande força motriz nas variações dos preços.

Embora a ênfase no FOMO seja mais frequentemente colocada no medo de perder uma moeda que gera lucro, o oposto também pode ser verdade.

Uma queda repentina, por exemplo, no Bitcoin, pode ser atribuída a uma variedade de causas como notícias de regulamentações governamentais, políticas econômicas mais austeras ou invasão de alguma plataforma relevante. Tais notícias podem ser suficientes para fazer com que muitos exagerem na avaliação depreciativa do ativo. E assim que o preço começa a cair, os especuladores podem querer vender para não perder a oportunidade de garantir algum lucro ou mesmo diminuir um possível prejuízo. É o fenômeno FOMO ocorrendo no sentido oposto ao normalmente esperado.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.