Exchange nada mais é que uma corretora que intermedia as negociações entre compradores e vendedores no mercado de criptomoedas e que, normalmente, possibilita que essas negociações sejam feitas envolvendo moedas fiduciárias (FIAT money). Também é comum que aceitem pagamentos por cartão de crédito, boleto bancário ou outras formas de pagamento.

Para prestar esse serviço de intermediação, o normal é que a exchange disponibilize uma plataforma na internet e que cobre taxas sobre cada negociação, assim como sobre os valores de depósito e saque tanto de dinheiro quanto de criptoativos. Como essas taxas podem variar bastante entre as corretoras, é importante que o usuário faça uma pesquisa antes de começar a operar nessas plataformas.

Também é muito importante que o usuário tenha ciência que ao deixar seus ativos na Exchange, está automaticamente delegando sua custódia a terceiros (a própria exchange). Isso significa que em caso de ataques hacker, fraudes ou qualquer outro problema ocorrido com a corretora, o usuário pode ser afetado e ter seus ativos perdidos. Então, é muito importante escolher aquelas que têm mais credibilidade na comunidade e utilizá-las apenas para operações de curto prazo ou para custódia de pequenos valores.

Para investimento de longo-prazo e de altos valores envolvidos o recomendado é que se guarde os criptoativos em wallets próprias, onde apenas o proprietário tem a posse de suas chaves privadas.

Algumas das maiores exchanges centralizadas são a Binance, Coinbase e Kraken.

Mas há ainda outra modalidade de exchanges que tem crescido bastante ultimamente,` a chamada Exchange Descentralizada (DEX). Essas se diferenciam das centralizadas, fundamentalmente, por não haver a custódia dos ativos sendo feita por uma instituição central, ou seja, as negociações são feitas diretamente entre os próprios usuários a partir de suas wallets. Apenas para citar um exemplo, é muito comum que usuários transacionem seus criptoativos a partir da wallet Metamask, através da DEX Sushi.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.