Ether e Ethereum são termos que costumam ser utilizados para uma mesma designação mas que, no entanto, possuem diferenças bastante substanciais e que precisam ser consideradas.

Enquanto Ethereum é o nome da plataforma blockchain, sobre a qual vários aplicativos descentralizados são construídos com seus tokens ERC-20 próprios, Ether se refere à criptomoeda que trafega através da rede.

Sendo assim, o Ether funciona como uma espécie de combustível que ajuda a garantir que a rede Ethereum funcione corretamente e também impulsione o desenvolvimento dos aplicativos descentralizados (DApps). Pode ainda ser usado como meio de troca, assim como outras criptomoedas, e até como reserva de valor para aqueles entusiastas que acreditam no potencial de desenvolvimento da rede.

Conforme designado pelo seu mecanismo de consenso de Prova de Trabalho (Proof of Work – PoW), novas moedas ainda são criadas sempre que os mineradores verificam um novo bloco de transações, mas o projeto Ethereum está na iminência de realizar uma mudança ambiciosa para um protocolo de Prova de Participação (Proof of Stake – PoS) chamada The Merge. A partir daí, a validação de transações e consequente emissão de novas moedas se dará pela participação dos próprios usuários da rede que disponibilizarem seus tokens para esta finalidade.

Devido à infinidade de aplicativos já desenvolvidos em sua rede, uma grande variedade de taxas de transação e serviços computacionais podem ser pagos usando Ether, o qual pode ser facilmente encontrado nas principais exchanges de criptomoedas.

Atualmente, o token é o segundo maior criptoativo em capitalização de mercado do mundo, atrás apenas do Bitcoin.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.