Os tokens ERC-20 são smart contracts (contratos inteligentes) executados e baseados na blockchain do Ethereum. Assim como as principais criptomoedas, como o Bitcoin, elas podem ser utilizadas como meio de pagamento e negociadas por moedas fiduciárias ou outras criptomoedas.

Com condições que devem ser seguidas estritamente, o padrão ERC-20 não é muito diferente, por exemplo, da Internet, onde os sites não funcionam corretamente se não forem totalmente compatíveis com o protocolo HTTP.

Seu desenvolvimento se deu principalmente para possibilitar a padronização, interoperabilidade e compatibilidade entre tokens no ecossistema Ethereum. Devido à sua enorme flexibilidade e versatilidade, o ERC-20 popularizou-se grandemente e tornou-se um padrão para criação e emissão de novos tokens na rede.

Em 2017 e 2018, uma ampla variedade de tokens ERC-20 foi criada para atender o boom das ofertas iniciais de moedas (ICO – Initial Coin Offering). Isto porque eles geralmente formam a espinha dorsal de aplicativos descentralizados, também conhecidos como DApps. Mas, apesar da grande quantidade de tokens criados, nem todos tiveram êxito. Muitos projetos eram apenas uma forma de captar recursos, sem ter, de fato, uma aplicabilidade plausível e outros esbarraram nas dificuldades naturais do negócio, visto que, para ter sucesso nesse mercado, alcançar liquidez e obter ampla aceitação, esses ativos geralmente precisam ser lançados em uma corretora que facilite sua negociação.

Diferentemente dos tokens não fungíveis (NFT – Non Fungible Token), os tokens ERC-20, em geral, são fungíveis – o que significa que são idênticos entre si e podem ser facilmente trocados. Geralmente, têm um suprimento fixo e são armazenados em uma carteira Ethereum dedicada.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.