DeFi (Decentralized Finance – Finanças Descentralizadas) é um movimento baseado na ideia de descentralizar o sistema financeiro, de modo que não seja possível a criação de monopólios e/ou manipulação do sistema por autoridades centrais e agentes intermediários.
Isso porque, tradicionalmente, quase todas as transações financeiras envolvem algum tipo de intermediário. Quando um cliente faz um pagamento com cartão de crédito, existem várias partes envolvidas, incluindo adquirentes e bancos. Em vários estágios, terceiros supervisionam completamente os detalhes da transação – e têm a capacidade de interrompê-la ou recusá-la.
Como no modelo atual e vigente há muita possibilidade de fraudes e abusos por parte das autoridades, o DeFi vem como uma resposta, inclusive de viés filosófico (anarcocapitalismo), para combater esses problemas. Mas há também aqueles que simplesmente acreditam que o DeFi aumentará a eficiência e a velocidade do mundo financeiro, independente de seu viés libertário.
Hoje em dia já existe uma grande e crescente gama de plataformas DeFi e a maioria dos seus aplicativos são construídos na rede Ethereum. E isso devido às suas características que possibilitam o desenvolvimento de softwares descentralizados e utilizam da tecnologia de Smart Contracts (contratos inteligentes) para minimizar ou mesmo eliminar a necessidade de intermediários humanos ou corporativos.
Os provedores de DeFi estão criando alternativas aos serviços financeiros tradicionais, bem como produtos totalmente novos, incluindo stablecoins, exchanges descentralizadas (DEX), serviços de empréstimo peer-to-peer (P2P) e ainda o crescente mundo do mercado de apostas. E muitos são os analistas que acreditam que o DeFi anuncia o futuro dos serviços financeiros, e grandes são os investimentos que estão sendo feitos em suas startups.
Mas, de qualquer forma, ainda há muito a se evoluir para a construção desse ecossistema revolucionário, inclusive para evitar as muitas falhas já ocorridas.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.