Decred é uma criptomoeda descentralizada que a partir de algumas alterações no código do Bitcoin (BTC) criou um modelo de consenso híbrido, combinando os pontos fortes dos mecanismos de consenso Proof-of-Work – PoW (Prova de Trabalho) e Proof-of-Stake – PoS (Prova de Participação), a fim de obter uma rede mais robusta, segura e atrativa.

O projeto começou em 2013 e foi lançado em 2016 por um grupo de desenvolvedores preocupados com o risco de centralização e falta de tomada de decisão da comunidade do Bitcoin.

Na rede Decred, os mineradores usam seu poder computacional para validar transações e criar novos blocos, semelhante ao funcionamento de outras criptomoedas PoW. No entanto, em vez de confiar apenas nos mineradores para as validações no blockchain, o protocolo também utiliza um sistema de PoS. No PoS os detentores da moeda DCR, nativa da plataforma, podem participar da governança do projeto (votando nas propostas de alteração do protocolo) e ainda serem recompensados proporcionalmente à quantidade de moedas DCR deixadas em staking.

Um destaque do projeto é seu sistema de tesouraria que aloca separadamente uma parte de cada recompensa de bloco com o objetivo de financiar o desenvolvimento futuro da rede. Isso permite um modelo econômico sustentável em que a plataforma pode financiar continuamente seu próprio crescimento e desenvolvimento.

Outra característica do Decred que vale a pena mencionar é o uso de contratos inteligentes (smart contracts) auto-executáveis, conforme os termos escritos diretamente em suas linhas de código. Para isso, a rede criou sua própria linguagem de programação chamada “Decred Contract Language” (DCL) e uma plataforma de contrato inteligente chamada “Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs)“. 

Em resumo, a ideia central do projeto Decred é competir com outras criptomoedas de características semelhantes, tais como o bitcoin (BTC), Dogecoin (DOGE) ou Litecoin (LTC), porém, oferecendo alguns recursos adicionais, tais como a participação na governança, a interação com a comunidade e o financiamento das atualizações de rede.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.