Dash é uma criptomoeda criada com o objetivo de se tornar um novo “dinheiro digital”, através de transações baratas, quase instantâneas e de máxima privacidade.
Desde sua criação em 2014 pelo desenvolvedor de software Evan Duffiel, o projeto teve dois nomes antes do atual, primeiramente sendo chamada de Xcoin e posteriormente de Darkcoin.
Um aspecto bem distinto do projeto é seu sistema de masternodes, os quais são servidores poderosos projetados para fornecer serviços avançados e de governança no seu blockchain.
Os masternodes possuem cópias completas do blockchain e realizam serviços avançados de transações anônimas (CoinJoin) e instantâneas (InstantSend), além de participar da governança do projeto.
Para se tornar um marternode Dash é preciso ter um computador dedicado a esse serviço e comprovar a posse de pelo menos 1.000 criptomedas DASH. Como recompensa, os masternodes são remunerados na moeda nativa da rede.
Embora o comércio em geral ainda não aceite criptomoedas como forma de pagamento, o Dash teve algum sucesso nessa área. Através de seu aplicativo de varejo DashDirect é possível pagar em DASH em mais de 155.000 lojas e 125 sites.
Outro diferencial do projeto é seu site que explica claramente como a criptomoeda funciona e onde é possível adquirí-la.
Apesar de o protocolo do Dash ser baseado no Bitcoin, o mesmo usa uma estrutura de rede de dois níveis para maior eficiência. O primeiro nível é um sistema de prova de trabalho (Proof of Work – PoW) em que os dispositivos de mineração resolvem problemas matemáticos complexos. Quando um minerador encontra a solução correta, ele é recompensado em DASH e pode adicionar um novo bloco de transações ao blockchain.
O segundo nível são os masternodes, já mencionados acima.
Cada vez que um bloco de transações é adicionado ao blockchain Dash, ele gera recompensas. As recompensas são divididas de três maneiras:
- 45% para mineradores;
- 45% para masternodes;
- 10% para o orçamento de governança do projeto.
Atualmente, existem mais de 10 milhões de Dash em circulação e seu suprimento máximo é de 18,9 milhões de unidades.
A criptomoeda pode ser encontradas nas principais exchanges do mercado como Coinbase, Binance, Kraken e outras.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.