DApps – Decentralized Applications (Aplicativos Descentralizados, em tradução livre) – são quaisquer aplicativos de computador cuja operação é mantida por uma rede distribuída de nós (nodes), em oposição a um único servidor.
Seu conceito foi viabilizado pelos sistemas de blockchain que suportam contratos inteligentes, sendo o primeiro deles o Ethereum (ETH). Além de ser uma criptomoeda regular, o Ethereum suporta algo chamado Ethereum Virtual Machine (EVM), que pode ser descrito como um computador distribuído, cujo estado em um determinado momento é perfeitamente definido por meio de um algoritmo de consenso e que pode executar todas as operações que se espera que um computador normal seja capaz de realizar. Possui sua própria linguagem de programação, Solidity, que permite aos desenvolvedores codificar e executar qualquer aplicativo que desejarem no EVM de maneira descentralizada.
Como resultado da maneira como são executados, os DApps podem fornecer a mesma qualidade de serviço que os aplicativos comuns, ao mesmo tempo em que desfrutam de todas as vantagens da descentralização, como tempo de atividade quase constante e resistência à censura e corrupção.
Existem muitos exemplos de DApps bem-sucedidos, com milhões de dólares em capitalização de mercado e centenas de usuários ativos, como as plataformas Augur (REP), Golem (GNT) e Basic Attention Token (BAT).
Outros exemplos de plataformas DApp populares, além do Ethereum, incluem Neo (NEO) e NEM (XEM).
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.