Com a adoção em massa da tecnologia blockchain, uma nova forma de empresa ou organização se tornou cada vez mais popular. A organização autônoma descentralizada, ou DAO, é uma empresa governada de maneira descentralizada por meio de contratos inteligentes baseados em blockchain. A principal ideia por trás das DAOs é dar à sua comunidade a capacidade de participar de sua governança e desenvolvimento, superando a tradicional gestão centralizada de uma empresa, e criando uma organização absolutamente transparente, com ações e finanças completamente públicas.

Seu funcionamento se dá a partir da combinação de vários contratos inteligentes (smart contracts), que permitem que os integrantes participem igualmente dos processos de tomada de decisão da organização, inclusive das questões financeiras. E para que os planos e regras da organização sejam aceitos, uma porcentagem da comunidade precisa estar em consenso, o qual deve ser alcançado por meio de uma blockchain descentralizada e distribuída. Cada DAO determina a porcentagem necessária para que uma decisão seja aprovada.

Tendo o Bitcoin sido percebido, inicialmente, como o primeiro projeto a se aproximar de uma DAO, com a introdução do blockchain Ethereum e seus recursos de contratos inteligentes (smart contracts), as DAOs começaram a evoluir e se aproximar do objetivo final de total transparência e governança da própria comunidade.

Uma distinção importante que deve ser apontada em relação às DAOs é que as mesmas não fabricam produtos ou desenvolvem códigos, mas podem facilmente contratar profissionais para executar esses serviços, assim que o consenso da comunidade aprovar tal contratação através dos smart contracts.

E vale destacar ainda que, como software de código aberto, as DAOs podem ser alvo constante de hackers. Um caso famoso de violação aconteceu com a organização chamada “The DAO”, que foi alvo de um grupo de hackers, tendo grande parte de seus fundos desviada para uma outra DAO.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.