Cross-chain é uma tecnologia que possibilita a conexão de diferentes blockchains, permitindo a comunicação e verificação de dados e valores entre elas.

Através desse processo é possível realizar a troca direta de tokens / protocolos sem a necessidade de se utilizar uma exchange como agente intermediário. Isso significa mas simplicidade, segurança (não é necessário confiar em um terceiro) e menores custos de transações.

Uma abordagem comum na utilização dessa tecnologia é o uso de um token “envelopado” emitido pela plataforma do provedor de pontes cross-chain. Através de um token envelopado, o valor de um token de uma rede blockchain específica pode ser encapsulado dentro de outro token. Esse procedimento é tipicamente baseado na especificação técnica ERC-20 para uma rede Ethereum. Por exemplo, o WBTC é um token Bitcoin envelopado com um contrato inteligente ERC-20 Ethereum.

Mas, apesar de todas essas vantagens, a tecnologia cross-chain pode ser bastante complexa para os iniciantes no universo cripto e também gerar preocupação quanto à sua segurança. Se por um lado a possibilidade de se utilizar apenas uma carteira para o armazenamento de várias moedas diferentes traz comodidade aos usuários, por outro, esse aspecto pode acabar gerando um excesso de concentração de criptoativos em um único lugar. Em fevereiro de 2022, a plataforma cross-chain Wormhole foi vítima de um ataque hacker que causou o roubo den 120.000 tokens WETH (Ethereum envelopados) – no valor estimado de US$ 320 milhões no momento do roubo.

Como exemplos de projetos de destaque de tecnologia cross-chain podemos citar Binance Bridge, Celer cBridge, Multichain, Wormhole.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.