As moedas digitais do banco central (CBDCs) são moedas fiduciárias em formato digital e são emitidas pelos bancos centrais dos diversos países.
Os CBDCs permanecem totalmente dentro do sistema financeiro tradicional de moedas fiduciárias, o qual é apoiado na confiança do cidadão no emissor da moeda: um banco central nacional e seu governo soberano.
Seu conceito é inspirado nas criptomoedas originais como o bitcoin (BTC) ou ethereum (ETH), mas, como dito acima, são totalmente diferentes das mesmas. Enquanto as CBDCs funcionam como dinheiro propriamente dito e é emitido por uma instituição, de forma centralizada, as criptomoedas, em geral, são considerados ativos digitais e têm emissão descentralizada e feita pela própria rede.
A maioria das CBDCs ainda estão em fase de projeto, inclusive no Brasil com o Real Digital. O país mais avançado no seu desenvolvimento é a China, com mais de 20 milhões de chineses já possuindo uma carteira digital emitida pelo Banco Popular da China, e realizando transações e pagamentos com o chamado iuan digital.
Como principais vantagens em relação à moeda fiduciária tradicional, as CBDCs apresentam a capacidade de enviar os recursos diretamente entre duas partes sem depender de terceiros para processar os pagamentos, além de oferecer controle mais imediato do governo sobre sua moeda, resultando em uma implementação mais eficiente da política monetária.
Por fim, em seus termos mais simples, um CBDC é uma moeda digital apoiada pelo governo mas, ao contrário das criptomoedas originais descentralizadas, é centralizada e regulamentada. Representam a moeda oficial de um país através do uso de tecnologia.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.