Em poucas palavras, o blockchain é uma lista digital crescente de registros de dados. Essa lista, composta por blocos de dados, é organizada em ordem cronológica, vinculada e protegida por provas criptográficas.

Embora mais antiga que o Bitcoin, a tecnologia blockchain é um componente central da maioria das redes de criptomoedas, atuando como um livro digital descentralizado, distribuído e público, responsável por manter um registro permanente (cadeia de blocos) de todas as transações previamente confirmadas.

As transações no blockchain ocorrem dentro de uma rede peer-to-peer de computadores distribuídos globalmente (nodes). Cada nó mantém uma cópia do blockchain , contribuindo para o funcionamento e segurança da rede. Isso é o que faz do Bitcoin uma moeda digital descentralizada que não tem fronteiras, resistente à censura, e que não requer intermediação de terceiros.

Como uma tecnologia de livro-razão distribuído (DLT), o blockchain foi intencionalmente projetado para ser altamente resistente a modificações e fraudes (como gastos duplos). Isso porque ele não pode ser alterado nem adulterado, sem uma quantidade impraticável de eletricidade e poder computacional – o que significa que a rede pode impor o conceito de documentos digitais “originais”, tornando cada registro uma forma única e irreplicável.

É o chamado sistema de consenso Proof of Work (Prova de Trabalho), onde o mesmo é capaz de operar continuamente como uma rede distribuída, mesmo que alguns dos participantes (nodes) apresentem comportamento desonesto ou funcionalidade ineficiente. O algoritmo de consenso Prova de Trabalho é um elemento essencial do processo de mineração de Bitcoin.

A tecnologia do blockchain também pode ser adaptada e implementada em outras atividades, como saúde, seguros, cadeia de suprimentos, IOT, e assim por diante. Embora tenha sido projetado para operar como um livro-razão distribuído (em sistemas descentralizados), ele também pode ser implantado em sistemas centralizados como uma maneira de garantir a integridade dos dados ou reduzir os custos operacionais.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.