Termo que pode ser traduzido como “explorador de blocos”, o Block Explorer se conecta diretamente a um blockchain específico e permite que o usuário visualize e consulte blocos individuais – fornecendo visibilidade a qualquer uma das transações ou outras ações feitas por detentores de criptomoedas individuais. E essa transparência é, inclusive, uma das grandes diferenças entre criptomoedas e moedas convencionais.
Já existe uma grande variedade de exploradores de blocos disponíveis online, sendo os mais populares Mempool, Bitaps, Blockstream, Multihash, Blockchain Info e Bitupper Explorer. A maioria inclui as mesmas informações ou informações semelhantes, concentrando-se nos últimos blocos que foram adicionados ao blockchain e nos blocos que estão prestes a ser adicionados a seguir. Dentro de cada bloco, são fornecidas informações sobre o cabeçalho, idade e recompensa do bloco, a identidade do usuário ou grupo de usuários que mineram o bloco, o TX (ou lista de transações) mostrando o número de transações no bloco , e o status da transação — ou seja, se uma transação está pendente ou confirmada.
Para explorar blocos ou transações específicas, o usuário de um block explorer deve inserir uma consulta específica. Mais comumente, este será o TXID, ou hash de transação – uma sequência hexadecimal usada para identificar especificamente tal transação.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.