O Bitcoin é uma criptomoeda que surgiu em 2008, com o objetivo de substituir o dinheiro fiduciário emitido pelos bancos centrais, eliminando assim a necessidade de um controle monetário governamental e de agentes bancários intermediários na execução de transações financeiras. Tendo surgido logo após a crise financeira de 2007/2008, suspeita-se que sua criação é uma resposta ao sistema financeiro tradicional, viciado e manipulável.
Sua primeira aparição se deu após a publicação de um artigo pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto, figura desconhecida até hoje do público. O artigo descrevia essa inovação de grande potencial disruptivo para o sistema monetário e economia mundial.
Seu funcionamento se dá a partir, principalmente, da criptografia e da tecnologia do blockchain – um livro-razão descentralizado, imutável, transparente e executado por algoritmo. Através desse sistema, é possível realizar negociações de forma segura, entre duas ou mais pessoas, independente de qualquer autoridade ou instituição para validá-la.
Para tanto, o próprio ecossistema do Bitcoin proporciona os requisitos necessários à sua execução: nodes espalhados pelo mundo que têm uma cópia de todo os registros de seu blockchain e garantem a proteção da rede, mineradores que realizam a tarefa de validar as transações, gerando a emissão de novas criptomoedas pelas quais são recompensados, e os diversos usuários que realizam as negociações entre si.
Como seu algoritmo determina que sua emissão máxima seja de cerca de 21 milhões de unidades e com uma taxa de emissão caindo pela metade a cada quatro anos, a previsão do fim da criação de novos bitcoins está prevista para o ano 2140. E esse aspecto faz com que a criptomoeda tenha uma natureza anti-inflacionária e de tendência à própria valorização ao longo do tempo.
Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.
Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail
Não se preocupe, não enviamos spam.