No contexto das criptomoedas, uma baleia (whale no termo em inglês) é a pessoa ou instituição que possui uma grande quantidade de criptoativos, podendo causar inclusive oscilações no mercado, devido a grandes ordens de compra ou de venda.

Nesse cenário, é normal que os investidores “sardinha” (pequenos investidores) fiquem vulneráveis aos movimentos de preços causados pelas baleias. É muito comum ocorrer, por exemplo, uma grande venda de uma baleia, que impacta negativamente o mercado, e que se dá de forma intervalada e constante. Como a sardinha não enxerga o “quadro total”, acaba se precipitando e realizando uma compra no início da queda de preços. Como o movimento de queda continua, em algum momento a sardinha novamente se precipita e vende o criptoativo por um preço inferior ao adquirido, realizando assim um prejuízo. Mas, quando o preço atinge determinado nível, a baleia passa a fazer o movimento inverso, ou seja, de compra. No final do processo ela termina com mais criptoativos que começou, às custas de diversas sardinhas.

Apesar de que, normalmente, as baleias prefiram o anonimato, algumas se tornaram figuras públicas. Esse é o caso dos irmãos Winklevoss, Tim Draper, Barry Silbert, Michael Saylor e outros.

Mas há também instituições como a Grayscale e a Coinshare que administram carteiras com valores bilionários em Bitcoin, e até governos, que podem ser considerados baleias. Atualmente o órgão governamental com a maior posse de Bitcoin no mundo é o FBI. Um relatório da revista Wired, divulgou que a polícia federal dos Estados Unidos possui mais de 300 mil unidades da criptomoeda, a partir de uma apreensão em 2013. 

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.