Atomic swap é um sistema de contrato inteligente (Smart Contracts) que permite que os usuários troquem diferentes ativos criptográficos, baseados em blockchains diferentes e sem o envolvimento de terceiros no processo.

Levando em conta que muitos pares de moedas não são encontrados disponíveis nas exchanges, para realizar algumas operações é necessário que muitas ordens sejam executadas até que se chegue na moeda desejada. Por exemplo, para converter tokens AVAX em MATIC provavelmente será necessário enviá-las a uma exchange para convertê-las em alguma stablecoin para só então adquirir as MATIC.

Já através do mecanismo de atomic swap é possível realizar a troca, de maneira descentralizada (P2P)diretamente entre as carteiras envolvidas e sem envolver uma infinidade de operações. Isso porque os Hash time-locked contracts (HTLC) garantem que o processo seja completamente desprovido da necessidade de confiar em alguém intermediando a negociação, bastando que ambas as partes preencham os requerimentos da mesma. E isso acaba reduzindo as taxas de transações envolvidas.

Já como desvantagens podemos citar problemas de complexidade e privacidade. Atomic swaps exigem interação direta e comunicação entre as partes negociantes. Além disso, às vezes a negociação leva um certo tempo para se concretizar e quanto maior o tempo na rede, mais expostas as transações ficam em relação a ataques hackers.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.