O anarcocapitalismo é uma filosofia política liberal que defende a abolição dos estados centralizados e o direito a soberania do indivíduo através da propriedade privada e do livre mercado.

Suas ideias primárias surgiram durante a segunda metade do século XX, com a reformulação do liberalismo econômico feito pelo economista austríaco Ludwig von Mises (1881-1973). Mas foi Murray Newton Rothbard (1926-1995), economista norte-americano e integrante da Escola Austríaca de Economia, o responsável por teorizar o anarcocapitalismo.

Os anarcocapitalistas acreditam que o estado, como é atualmente, concebido é um impedimento ao desenvolvimento de uma sociedade “livre” – e que a existência de estados nas sociedades capitalistas resulta em um sistema de coerção.

Essa filosofia política sustenta que o livre mercado é a pedra angular de uma sociedade verdadeiramente livre e que as pessoas devem ter liberdade para realizar acordos contratuais sem a interferência, controle ou supervisão do Estado. Para isso, defendem que agências privadas compitam livremente para assumir esta atribuição.

Defende o conceito de “apropriação original”, que permite que qualquer indivíduo reivindique um direito absoluto de propriedade sobre qualquer recurso que não tenha sido usado anteriormente. “Autopropriedade” é outro princípio importante, e se refere ao direito absoluto de um indivíduo sobre seu próprio corpo. Muitos anarcocapitalistas consideram as tecnologias descentralizadas baseadas em blockchain como um meio pelo qual os problemas práticos de sua ideologia podem ser resolvidos.

Eles alegam que os serviços descentralizados fornecem uma alternativa às funções burocráticas do Estado, particularmente fornecendo registros imutáveis ​​e publicamente disponíveis de identidade e obrigações contratuais (as últimas por meio do uso de contratos inteligentes – smart contracts) de comunidades organizadas de acordo com princípios anarco-capitalistas.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.