ATL – All Time Low é o termo usado para designar a cotação mais baixa do preço, e consequentemente em capitalização de mercado, que determinado ativo atingiu desde sua criação ou lançamento.

Assim como o ATH, essa referência é muito utilizada nos mercados financeiros globais, assim como no mercado cripto, e pode ser encontrado nos gráficos de movimentação histórica dos preços do ativo.

No mercado cripto, as mínimas históricas (ATL – All Time Low) costumam indicar o início de um mercado em baixa e geralmente levam a mais quedas no preço. Isso ocorre porque muitos investidores que descobrem que a moeda está em um novo recorde de baixa costumam entrar em pânico, desfazendo-se delas em troca de moedas fiduciárias, stablecoins ou outras criptomoedas de melhor desempenho. Mas há também aqueles que aproveitam os ATLs como oportunidade de comprar boas moedas no seu “fundo” de preço.

Notícias negativas como hacks de exchanges, grandes vendas de baleias (detentores de altíssimas quantidades de criptomoedas), regulamentação governamental, desentendimentos na comunidade levando a forks do blockchain e outras, são algumas das razões de quedas significativas de preços dos criptoativos que podem levar a um ATL.

Além disso, devido ao fato de o Bitcoin ser a moeda líder por capitalização de mercado, uma tendência de baixa de seu preço acaba sendo influência muito grande no preço da maioria das altcoins que, normalmente têm quedas ainda mais drásticas que o próprio Bitcoin.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.