Acumulação é a fase em que as instituições antecipam um grande potencial em ativos subvalorizados e começam a construir a sua posição. Para evitar que em apenas uma compra os preços do ativo disparem e chamem a atenção do restante do mercado, as compras são feitas paulatinamente, mantendo os preços em determinado nível de desconto. Nesta fase, o ativo está inicialmente sob forte tendência de baixa, com um forte sentimento pessimista em torno dele, o que acaba por gerar tal oportunidade de compra a um preço atraente.

Sua ocorrência se dá dentro de um ciclo de mercado, onde padrões ou tendências se repetem, englobando, além da acumulação, outros três estágios principais: valorização, distribuição e redução. Esses quatro estágios são sempre vistos na mesma sequência, razão pela qual os traders buscam detectar ativos na fase de acumulação para poder compra-lo antes do início de sua tendência de alta.

É importante perceber o padrão de uma fase de acumulação pode ser confundido com o de uma fase de distribuição, o que pode trazer resultados opostos aos esperados pelo trader.

Além disso, devido à baixa volatilidade desta fase, operá-la em períodos temporais mais curtos pode limitar bem os lucros. Daí a importância de ter paciência para aproveitar a fase posterior de valorização do ativo.

Um exemplo de aplicação muito comum de compra de ativos na fase de acumulação e posterior venda na fase de distribuição ocorre no mercado de criptomoedas. Segundo a Glassnode as chamadas “baleias” do mercado já possuem quase 50% do total de bitcoins disponíveis, apenas aplicando tal estratégia.

Dica da Akeloo: Muitas vezes o cálculo e apuração dos resultados para o Imposto de Renda sobre criptomoedas pode se tornar uma tarefa complexa e trabalhosa. Para ajudar nesse processo, a Akeloo oferece uma Calculadora de Imposto de Renda sobre operações de criptomoedas , que calcula de forma automatizada todos os valores que precisam ser preenchidos na declaração anual, além de calcular e gerar os DARF’s que precisam ser pagos. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.