Calculadora de IR em Bolsa
TESTE GRÁTIS
Início » Renda Variável » Value investing: estratégia de investimento ou loteria?

Value investing: estratégia de investimento ou loteria?

Saiba mais sobre o value investing e como usar essa estratégia a seu favor

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 5/03/2021 às 9h57

Compartilhe

Value investing: estratégia de investimento ou loteria?

No mundo dos investimentos em renda variável, há estratégias para os mais diversos perfis de investidor. Uma das mais tradicionais, praticada há anos por grandes investidores, como Warren Buffett, é o value investing

Na estratégia de investimento de valor, o investidor compra apenas ações de empresas em que acredita (tanto no produto quanto no propósito da marca, na gestão e nas perspectivas de crescimento futuro) e as mantém na carteira por tempo indeterminado, sem intenção de vendê-las mesmo no longo prazo

O lucro desse tipo de estratégia vem da divisão de dividendos, por exemplo; é neste ponto em que ela se difere de outras estratégias, como a de buy and hold e de position trade

Se você se interessa por esse tipo de método de longo prazo, é só continuar a leitura deste texto que vamos te explicar todos os pontos importantes sobre o value investing. Aqui você vai entender melhor: 

  • O que é o value investing?
  • Como funciona essa estratégia?
  • Como identificar ações de value investing?
  • Há garantias neste tipo de estratégia?
  • Conheça alguns investidores famosos que investiram usando essa estratégia
  • Ações de small caps podem entrar na estratégia?
  • O que são ações High Quality?
  • Como calcular o value investing?

O que é value investing?

Em uma tradução direta, value investing significa investimento em valor. Na prática, funciona assim: o investidor, através de uma análise fundamentalista e de suas próprias opiniões e estudos pessoais, escolhe ações de uma empresa que, naquele momento, então sendo negociadas por um valor inferior ao que realmente valem. 

Isso significa que o investidor vai comprar ações de uma empresa que considera boa, e que tem capacidade de retomar seu valor patrimonial e até de superá-lo, por um preço menor.

É importante que o investidor saiba reconhecer quando essa baixa nos preços é decorrente dos movimentos e oscilações de mercado e quando é decorrente de crises internas, pois a capacidade de retomada da empresa é fator decisivo na hora de fazer essa escolha

Em outras palavras, os investidores de valor estão sempre atentos, buscando ações de empresas que acreditam estar sendo negociadas por valores subvalorizados no mercado. 

Dessa forma, o investidor consegue uma margem maior de diferença entre o valor de compra e o valor que a ação pode alcançar, potencializando os lucros futuramente. 

Contudo, a intenção inicial dessa estratégia é justamente não vender essas ações (nem no longo prazo) e sim aumentar o patrimônio do investidor, lucrando com divisão de dividendos etc. 

Como funciona essa estratégia?

Para exemplificar essa estratégia, basta analisar os movimentos que o mercado realiza todos os dias; há momentos bons e momentos ruins, que variam de acordo com situações principalmente políticas e econômicas do país. 

No mercado de renda variável, são justamente essas movimentações que ditam os preços dos ativos negociados em Bolsa, então é impossível garantir que as ações de uma empresa, por maior e mais tradicional que ela seja, mantenham-se sempre positivas e em crescimento. 

Em grande parte das vezes, essas desvalorizações não correspondem aos fundamentos de longo prazo das empresas; o investidor de valor sabe disso e se aproveita desses momentos para comprar esses ativos por um preço menor. 

Em resumo, funciona assim: 

  • O investidor de valor fica super atento aos movimentos de mercado, prestando muita atenção nos ativos que apresentarem quedas; 
  • Ele também fica atento aos IPOs que vão acontecer e participa das ofertas públicas das empresas que acha que valem a pena; 
  • Ao identificar uma ação que esteja valendo a pena (com valores abaixo do que realmente valem, mas que possuem fundamentos de longo prazo que sejam positivos), ele faz a compra desses ativos e os deixa guardados na carteira;
  • Isso não significa que os ativos ficarão esquecidos lá; o investidor de valor monitora esses papéis frequentemente, identificando movimentações que podem prejudicar o valor do patrimônio;
  • As ações ficam na carteira por tempo indeterminado, mas não indiscriminadamente: elas precisam continuar valiosas ao longo do tempo e devem gerar lucros para o investidor, seja através de dividendos, do pagamento de juros etc. 

Como identificar ações de value investing?

A lei de oferta e de procura é o que dita os movimentos de valorização e desvalorização das ações na bolsa valores. Quanto maior a procura por um determinado ativo, maior o preço da ação, pois ela fica valorizada. Por outro lado, quando o interesse diminui, também o preço cai e a ação fica desvalorizada

Como dissemos anteriormente, essa movimentação é natural e é decorrente dos movimentos de mercado. Muitas coisas podem impactar essas oscilações, como situações políticas e econômicas diversas. 

Além disso, em momentos de crise, grande parte dos investidores mais inexperientes se desespera e acaba se desfazendo de suas posições em ações de uma só vez; essa grande queda na procura também interfere bastante no preço dos ativos.

Apesar dessas adversidades, que podem acontecer a qualquer momento, algumas ações têm um potencial maior de se recuperarem de crises

Nestes momentos, é mais comum que o investidor recorra a ações de empresas que já são referência no mercado, com modelos de negócio robustos e balanços sólidos. 

Apesar de resultados passados não garantirem retornos futuros, é fato que essas empresas têm mais chances de retomarem os lucros. 

Ao escolher as empresas que farão parte da estratégia, o investidor deve optar pelas que possuem mais chances de recuperar seu valor patrimonial ao longo dos anos futuros. 

Há garantias neste tipo de estratégia?

No mercado de renda variável há pouquíssimas garantias do sucesso de uma determinada estratégia ou investimento. Isso porque o mercado se movimenta muito e os preços negociados mudam todos os dias. 

Contudo, é fato que esse tipo de estratégia de longo prazo tem muito mais possibilidades de sucesso que as de curto prazo

Estratégias como o day trade, em que ações são compradas e vendidas no mesmo dia, buscando movimentações curtas de valor, são muito mais arriscadas e demandam muito mais experiência, pois é comum ganhar muito dinheiro ou perder tudo em poucos minutos. 

Estratégias de longo prazo, como a de buy and hold e a de value investing, são mais estáveis e trabalham com longos períodos de tempo, aumentando as chances de o investidor lucrar com o crescimento da empresa. 

Conheça alguns investidores famosos que investiram usando essa estratégia

Alguns dos maiores investidores do mundo usam essa estratégia (e não é à toa que chegaram onde chegaram, né?). Confira:

Benjamin Graham

Ele é autor de livros sobre análise fundamentalista que são usados como referência até hoje e é conhecido como o pai do value investing

Foi ele quem desenvolveu a ideia de que poderia ser uma ótima ideia comprar ações de empresas que estavam desvalorizadas, pois ele acreditava que nem sempre esses papéis eram negociados por valores que realmente correspondiam ao seu valor oficial. 

Ele foi mentor de Warren Buffett durante muitos anos. 

Warren Buffett

Warren Buffett, um dos maiores e mais conhecidos investidores do mundo, é um dos adeptos dessa estratégia. Ao contrário do que muita gente faz, Buffett não compra ações de uma empresa planejando uma data para a venda. 

Além disso, ele vê a compra como uma oportunidade de fazer parte da empresa. Foi o que aconteceu quando a quantidade de ações que ele possuía da empresa Berkshire Hathaway foi suficiente para que ele assumisse a direção da empresa, fazendo mudanças em sua estrutura e alcançando posição entre os homens mais ricos do mundo.

Ações de small caps podem entrar na estratégia?

Com certeza! Investir em ações que ainda possuem um valor patrimonial muito baixo, mas que possuem chances reais de crescimento, pode ser uma grande oportunidade para o investidor

Basta pensar na ação de uma empresa que está muito na moda atualmente: a Magalu (MGLU3). Quando a empresa fez IPO, há alguns anos atrás, suas ações custavam cerca de 1000% a menos do que valem hoje. 

Essas valorizações acontecem porque novas empresas podem apresentar inovações tecnológicas que podem despontar no mercado no futuro. 

O que são ações High Quality?

As ações High Quality, como o próprio nome já diz, são ações de alto padrão, com excelente qualidade

Nem sempre os papéis dessas empresas estarão depreciados; apesar disso, por serem empresas tão robustas, acredita-se que investir nesses papéis seja super vantajoso para a estratégia. 

Essas ações são super importantes para a estratégia de value investing, pois normalmente são de empresas que apresentam ótimos fundamentos. 

É importante ressaltar que esses critérios devem ser escolhidos pelo próprio investidor, pois não há receita pronta na análise fundamentalista. É claro que alguns parâmetros podem ser levados em consideração, como a posição de mercado, a governança corporativa, a solidez financeira e o valuation, mas a decisão final deve ser sempre do investidor. 

Como calcular o value investing?

Como foi dito, não há receita pronta ou um passo a passo que deve ser seguido igualmente por todos os investidores. 

O investidor de valor deve acreditar e entender que está se tornando sócio de uma excelente empresa, que possui um modelo de negócio ou um produto em que ele confia e gosta

Além disso, a análise fundamentalista feita pelo investidor deve seguir alguns critérios estipulados por ele próprio, de acordo com o que ele acredita ser mais importante em uma empresa. Assim, ele consegue entender o potencial que o negócio tem de se recuperar e de continuar crescendo futuramente. 

Conclusão

É muito importante estudar e entender como o mercado de renda variável funciona, mas também é fundamental que o investidor saiba que não há fórmulas prontas quando falamos de investimento em bolsa. Apesar disso, há algumas estratégias que guiam os investimentos, facilitando a tomada de algumas decisões e guiando o investidor pelo melhor caminho para seus objetivos. 

É o caso do value investing, uma estratégia em que o investidor busca ações subvalorizadas para compor a carteira, esperando a recuperação das mesmas, e sem previsões de venda. 

Para aprender ainda mais sobre o universo dos investimentos, não deixe de conferir o nosso Instagram e ver tudo que a Akeloo tem para te oferecer!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe

  • investimentos aposentadoria

Investimentos para aposentadoria: conheça os melhores

Investir para a sua aposentadoria exige um bom planejamento e escolhas corretas para ter rentabilidade no longo prazo com segurança. Aprenda quais são as melhores opções para construir uma estratégia para um futuro sem preocupações financeiras.