O que é transferência de custódia? Mudando seus investimentos de uma corretora para outra

No mercado financeiro, investimento e competição são duas palavras que andam lado a lado. Exemplificando: as corretoras de valores estão sempre em ampla concorrência para aumentar o número de investidores que custodiam aplicações em suas plataformas. Com outras palavras, se uma corretora aperfeiçoar o seu cardápio de funcionalidades, a título de exemplo, é esperado que ela impacte o mercado e motive inúmeros pedidos de transferência de custódia.
Em uma definição de início, podemos dizer de maneira mais simples que transferência de custódia significa trocar de corretora. Em outras palavras, o investidor migra seus ativos financeiros de uma para outra instituição de sua preferência.
É essencial que você saiba escolher a sua corretora — afinal de contas, é ela quem faz a intermediação entre o investidor e o mercado financeiro.
Recapitulando: uma operação no mercado passa, essencialmente, por três atores: a instituição depositária, o agente custodiante e o operador.
A instituição depositária se dedica integralmente ao registro, guarda e liquidação dos ativos dentro do processo de custódia dos investimentos. Aqui está, por exemplo, a B3.
O agente custodiante, por sua vez, tem a função de intermediar a relação instituição-operador. Indo além, um agente custodiante também tem autorização para atuar em nome de seus clientes junto da instituição depositária, efetuando desde ordens de compra e venda até depósitos e retiradas. Aqui entram as corretoras.
E, por último — mas não menos importante —, o operador é quem envia as ordens às corretoras, indicando como deseja movimentar os seus investimentos dentro da instituição depositária. Aqui temos você, o investidor.
E agora que você já relembrou quais são todas as partes envolvidas em uma operação financeira no mercado, a Equipe Akeloo preparou mais um artigo que vai:
- Explicar o que é e como funciona uma transferência de custódia;
- Expor mais detalhes acerca do processo, como o prazo para uma transferência de custódia acontecer;
- Demonstrar o passo a passo completo de como registrar uma transferência de custódia na plataforma Akeloo.
Definindo transferência de custódia
Colocando com mais detalhes, a transferência de custódia consiste no procedimento de mudança da instituição encarregada de registrar e custodiar seus investimentos. É o que ocorre quando você muda de uma corretora para um banco de investimentos e leva suas aplicações para a nova instituição, a título de exemplo.
Deste modo, o investidor consegue trocar a instituição responsável por sua carteira sem a necessidade de resgatar todos os investimentos feitos.
Caso o leitor já tenha precisado promover uma portabilidade de salário — ou seja, alterar a instituição bancária pela qual recebia os pagamentos da empresa, direito assegurado ao colaborador pela Resolução N° 3402 de setembro de 2006 do Banco Central (BC) —, se torna muito mais simples compreender a transferência de custódia — uma vez que ela também é chamada de portabilidade de investimentos. Consiste exatamente no mesmo processo — só que com aplicações financeiras.
Entre as alternativas que podem ser transferidas, estão, por exemplo:
- Títulos do Tesouro Direto;
- Outros títulos da renda fixa;
- Cotas de fundos de investimento, entre vários outros.
A transferência de custódia dos títulos do Tesouro Direto, de ações e de fundos da Bolsa de Valores é sempre possível — posto que eles ficam disponíveis para todas as instituições. No entanto, existem limitações para outras categorias de investimentos.
Isso ocorre, em especial, para fundos que são distribuídos somente por algumas instituições. Isto é, se o banco de investimentos de destino não conta com esse fundo em específico no seu portfólio de aplicações, a transferência de custódia se torna inviável.
Todo investidor, sem exceção, tem o direito de realizar uma transferência de custódia — e os motivos para isso podem variar, como:
- Custos mais baixos;
- Serviço mais qualificado;
- Melhor atendimento;
- Mais opções de investimentos.
Sua instituição financeira pode fazer uma diferença enorme nos retornos sobre os seus investimentos — especialmente no longo prazo.
Como fazer transferência de custódia na prática?
Em linhas gerais, uma transferência de custódia é realizada por meio do preenchimento de um formulário de Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM).
Em primeiro lugar, o investidor deve abrir uma conta na instituição financeira de destino — responsável por receber os investimentos.
Na sequência, o investidor precisa entrar em contato com a instituição financeira de origem, para averiguar se o procedimento da transferência de custódia é realizado pelo site ou pelo envio do documento preenchido digitalmente.
No preenchimento do STVM devem constar quais tipos de ativos serão transferidos para o novo banco e/ou corretora — sejam eles ações, fundos imobiliários, títulos do Tesouro, ETFs, entre vários outros.
No documento também deve estar discriminado a quantidade e o valor que o investidor detém em cada um dos ativos. Algumas instituições reclamam reconhecimento em cartório — no entanto, também é previsto o envio da Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários por canais digitais.
Por fim, o STVM finalizado deve ser encaminhado para a instituição atual — chamada de cedente — para solicitar a mudança para a corretora que você escolheu — chamada de cessionário.
E qual é o prazo para uma transferência de custódia acontecer?
Geralmente, uma transferência de custódia leva em torno de dois dias úteis para ser consolidada.
O prazo, entretanto, vai variar de instituição para instituição. Depois de concluir a transferência de recursos e/ou ativos, a carteira de ativos do investidor passará a fazer parte de sua conta no local previamente escolhido.
Transferência de custódia com a Akeloo
Existe praticidade do começo ao final do procedimento de transferência de custódia em sua plataforma Akeloo.
Confira o passo a passo completo preparado por nossa equipe:
➔ PARA CADASTRAR A CORRETORA DE DESTINO
- Dentro da plataforma da Akeloo ➔ No menu da barra lateral esquerda ➔ Vá em “Bolsa de Valores” ➔ Acesse “Corretoras” ➔ Clique no botão “Cadastrar” ➔ Selecione a sua corretora de destino e adicione as taxas ➔ Clique em “Salvar”
➔ PARA TRANSFERIR INVESTIMENTOS DE UMA CORRETORA PARA OUTRA
- No menu da barra lateral esquerda ➔ Vá em “Carteira” ➔ Procure pelo ativo o qual você deseja transferir a custódia ➔ Clique no ícone “Transferir custódia” no final da linha do ativo ➔ Preencha com as informações solicitadas pela plataforma — como a corretora de destino (cadastrada no passo anterior) e a data da transferência.
➔ PARA VISUALIZAR TODAS AS SUAS TRANSFERÊNCIAS DE CUSTÓDIA
- Ainda em “Carteira” você consegue acessar o histórico completo de todas as transferências de custódia que você já concretizou na aba “Transferência de Custódia”. Utilize o ícone do lápis para editar ou o ícone da lixeira para excluir.
Se apenas com as orientações por texto continua difícil de registrar as suas transferências de custódia na Akeloo, a nossa equipe já produziu um vídeo explicando o procedimento do começo ao fim. Acesse clicando aqui!
Persistindo a dúvida, não hesite em contatar o nosso suporte!
Conclusão
No Blog da Akeloo você lê bastante sobre estratégias de investimentos. E não é por acaso: para conquistar os ganhos pelos quais você tanto anseia no mercado financeiro, é essencial que você tenha em mente seus objetivos e quais métodos vai empregar para chegar até eles. Você já sabe — mas não custa nada reforçar: investir não é como uma loteria ou como jogar dados.
E, conforme você conferiu hoje, a estratégia de investimentos bem definida passa, inclusive, pela corretora de valores onde o investidor realiza as suas aplicações. Talvez você já tenha pensado que as corretoras são todas iguais — no entanto, muito pelo contrário: você deve analisar cada detalhe dessas instituições para decidir qual cabe melhor para custodiar os seus ativos.
Apesar disso, não existe estratégia que dê jeito em uma carteira de investimentos desorganizada. Se o investidor não consegue visualizar de modo panorâmico as suas aplicações, por consequência, não consegue encontrar e tomar as melhores decisões no mercado.
A Akeloo é excelente para auxiliar o investidor na organização de sua carteira — inclusive de suas transferências de custódia. Quer conhecer mais essa funcionalidade da nossa plataforma? Então não perca tempo, clique aqui!