Calculadora de IR em Bolsa
CALCULADORA DE IR
Início » Renda Fixa » O que é e como investir no Tesouro IPCA? Entenda se vale a pena

O que é e como investir no Tesouro IPCA? Entenda se vale a pena

Saiba mais sobre o Tesouro IPCA e as vantagens de investir nesse índice

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 26/09/2021 às 18h48

Compartilhe

O que é e como investir no Tesouro IPCA? Entenda se vale a pena

Você já ouviu falar do Tesouro IPCA? Trata-se de um ativo de renda fixa cuja rentabilidade depende do principal índice de inflação aplicado no Brasil, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). 

Ele mede a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços. Ao ser aplicado, esse índice garante que o investimento não desvalorize ao longo do tempo. 

Dessa forma, o Tesouro IPCA é recomendado para investimentos de médio a longo prazo que podem sim ter alta liquidez

Para entender melhor o funcionamento desse ativo e saber se vale a pena incluí-lo em sua carteira, preparamos este texto, no qual você encontrará os conceitos que envolvem o Tesouro IPCA, dicas para investir nele e muito mais: 

  • O que é Tesouro IPCA? 
  • Quais são os tipos de IPCA?
  • Qual é a rentabilidade do Tesouro IPCA? 
  • Como investir no Tesouro IPCA? 
  • Vale a pena investir neste índice?

O que é Tesouro IPCA?

O Tesouro IPCA é um título público emitido pelo Tesouro Nacional. Sua rentabilidade é associada ao principal índice de inflação do Brasil. 

Ele possui uma taxa pré-fixada, ou seja, você já sabe qual a porcentagem de juros aplicada no momento em que adquire o ativo. 

O investidor que adquire títulos do Tesouro IPCA está fazendo uma espécie de empréstimo para o governo federal, que por sua vez emite esse investimento para financiar a máquina pública em áreas como saúde, educação, infraestrutura e etc.

Ao emprestar o seu dinheiro, você recebe ele de volta em uma determinada data futura com a correção da taxa de juros aplicada

Por conta disso, esse tipo de ativo é recomendado para investimentos de médio a longo prazo, cujo objetivo é resgatá-lo de 3 a 10 anos, ou até mesmo depois dos 10 anos.

O que é IPCA?

Para ter certeza de que o Tesouro IPCA é o tipo de ativo que vale a pena para a sua carteira, talvez você deva saber mais detalhes sobre ele. Por exemplo: você sabe o que é o IPCA? 

Essa sigla significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Sua principal função é medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias brasileiras. 

Medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ele fornece a variação dos preços no comércio para o público final. Sendo assim considerado o índice oficial de inflação do Brasil. 

A inflação, por sua vez, é o aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia. O IPCA, portanto, mostra a variação desses preços e pode ser aplicado em uma série de outras partes do mercado de consumo brasileiro.

Para que serve o IPCA?

O IPCA é usado para analisar a variação de preços de produtos consumidos pelas famílias brasileiras em um determinado período. 

O IBGE registra o valor de produtos e serviços comprados à vista. A partir desses dados, o instituto faz uma média ponderada de acordo com áreas de consumo como alimentação, transporte, habitação e etc. 

O índice é divulgado mensalmente e, no final de cada ano, é divulgada a variação total dos últimos 12 meses. Se é identificado aumento nos preços, então ocorreu inflação. O contrário é chamado de deflação

O IPCA é acompanhado pelo Banco Central desde 2000 e usado como base para decisões relativas à Selic, taxa média dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia para títulos federais.

Quais são os tipos de IPCA?

Antes de decidir se vale a pena ou não investir o seu dinheiro no Tesouro IPCA, você precisa saber que existem dois tipos de ativos e decidir qual se adequa melhor à sua carteira de investimentos. 

O que diferencia os dois é a forma como eles são repassados ao investidor.  Eles têm influência direta na disponibilidade do capital investido e no lucro líquido que será resgatado. 

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

No Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal), os rendimentos são repassados ao investidor apenas na data do vencimento ou no resgate antecipado. 

Ele é uma boa alternativa para quem não pretende resgatar o dinheiro investido antes da data de resgate definida no momento da obtenção do título. 

Tesouro IPCA+ Juros semestrais (NTN-B)

Já o Tesouro IPCA+ Juros semestrais (NTN-B) gera cupons de rendimentos semestrais. Esse repasse está sujeito à tributação e segue a alíquota regressiva do Tesouro Direto. 

Esse ativo é uma boa alternativa para quem investe com o objetivo de gerar renda.

Qual é a rentabilidade do Tesouro IPCA?

A rentabilidade do Tesouro IPCA é composta por uma taxa fixa somada à variação do índice em determinado período. Ou seja, a liquidez é definida pela inflação. 

Se o índice subir, os rendimentos aumentam. Caso contrário, você receberá somente a taxa prefixada do ativo. 

Quem investe no Tesouro IPCA tem apenas uma previsão de quanto o dinheiro irá render até o vencimento porque não há como prever o comportamento da inflação.

Como investir no Tesouro IPCA?

O investimento no Tesouro IPCA é realizado através de instituições financeiras que possuem autorização para ofertar títulos públicos. 

É importante você se certificar de que elas têm essa chancela, caso contrário você pode ser vítima de uma fraude. Então fique atento! 

Vale a pena investir neste índice?

Se você chegou até aqui, é possível que você já consiga chegar a essa conclusão sozinho. 

Considerando as informações dispostas no texto, o Tesouro IPCA é recomendado para pessoas que querem fazer investimentos a médio ou longo prazo. Isso porque é preciso esperar o recolhimento do índice inflacionário para definir qual será a rentabilidade. 

Muita gente se pergunta se é mais vantajoso investir no Tesouro IPCA ou no Tesouro Selic. Na verdade, isso depende dos seus objetivos. Você deve levar em conta quanto será investido e qual é o prazo de vencimento desejado

O Tesouro IPCA é uma ótima opção para quem deseja fazer investimentos por períodos médios ou longos. No curto prazo, ele pode gerar prejuízo caso você o resgate antes do vencimento. 

Já o Tesouro Selic possui maior estabilidade e é possível resgatá-lo sem grandes perdas.

Conclusão

O Tesouro IPCA é uma boa alternativa se você busca um ativo que vai te trazer um ganho real e possui credibilidade no mercado financeiro. Você pode lucrar com ele, mas saiba antes quais são as condições para isso. E mantenha-se atento às mudanças econômicas do país. 

Mesmo com a inflação em baixa, ela ainda vai consumir parte do seu capital investido. Sendo assim, é essencial você se proteger, principalmente se o seu objetivo é a longo prazo. 

Muitas pessoas investem no Tesouro IPCA com o objetivo de adquirir imóveis ou garantir uma aposentadoria confortável

Se esse é o seu caso, saiba que esse tipo de investimento leva tempo, então programe-se para iniciá-lo o quanto antes e, assim, realizar o seu sonho

Agora que você já sabe o que é e como investir no Tesouro IPCA, não deixe de dar uma olhada em nossos conteúdos e artigos sobre investimentos em renda fixa. Eles vão te ajudar a entender ainda mais sobre esse universo!

Para aprender mais sobre investimentos, não deixe de conferir o nosso Instagram e ver tudo que a Akeloo tem para te oferecer!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe