Calculadora de IR em Bolsa
CALCULADORA DE IR
Início » Renda Variável » O que é Tape Reading e como é utilizada no Day Trade?

O que é Tape Reading e como é utilizada no Day Trade?

Quem investe na bolsa de valores sabe que existem algumas […]

Por Rafael Marques

Publicado em: 1/10/2021 às 13h34

Compartilhe

O que é Tape Reading e como é utilizada no Day Trade?

Quem investe na bolsa de valores sabe que existem algumas ferramentas, técnicas e estratégias que são utilizadas para garantir maiores ganhos e mais segurança durante as negociações. 

Uma delas é a Tape Reading. Muito utilizada pelos investidores, a Tape Reading é uma técnica que permite que eles acompanhem o fluxo das negociações e existe desde que o pregão da bolsa era apenas viva-voz.

Ainda que as operações tenham evoluído para o meio eletrônico, a Tape Reading ainda é fundamental na rotina de traders e investidores. Isso porque o seu desenvolvimento é baseado na leitura dos negócios fechados na bolsa, identificando a tendência dos preços no mercado e seguindo o movimento.

Em outras palavras, a Tape Reading permite que você saiba para onde estão seguindo os maiores volumes financeiros e faça os melhores investimentos. 

Quer saber mais sobre Tape Reading? Então acompanhe nosso artigo. Ao longo do texto, nós abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é Tape Reading?
  • Como a estratégia de Tape Reading funciona na prática?
  • Como a Tape Reading é utilizada no Day Trade?
  • Quais são as vantagens e desvantagens da Tape Reading?
  • Como utilizar a Tape Reading na bolsa?

O que é Tape Reading?

De antemão, nós fornecemos uma breve explicação sobre o que é Tape Reading. Agora, vamos mostrar detalhadamente como funciona essa técnica. 

Primeiramente, vale saber que a Tape Reading foi uma das primeiras técnicas de análise da bolsa de valores, surgindo de um equipamento chamado Ticker Tape Machine. Embora, literalmente, tape reading signifique “leitura de fita”, no mercado a expressão é utilizada como análise de fluxos.

A Tape Reading no passado

A Ticker Tape Machine foi criada no final do século XIX por Edward A Calahan e desenvolvida por Thomas Edison. A máquina era responsável por registrar em fita informações como código de ação, variação de preço, horário de negociação e valores de compra. 

Ela era muito utilizada por corretores e traders para analisar tanto o volume quanto o preço e chegavam a apresentar de 5 a 15 minutos de atraso.

Com o avanço da tecnologia e o surgimento do pregão eletrônico, a máquina caiu em desuso, mas sua técnica permaneceu tão eficiente que continua sendo empregada. Atualmente, o método mais utilizado baseado na Tape Reading é a Análise de Fluxo de Ordens.

Como a estratégia de Tape Reading funciona na prática?

Como você sabe, no mercado atual as informações são acompanhadas em tempo real pela internet. Assim, a Tape Reading evoluiu para uma estratégia utilizada para captar dados, que é dividida em três tipos de operações:

Book de ofertas

É onde são mostradas as intenções de compra e venda de ações. Assim, o investidor pode ver as ordens que aguardam negociação e também consegue visualizar informações como volume e a instituição financeira que deu a ordem e preço.

Dessa forma, o book de ofertas é utilizado para identificar regiões de alta liquidez que podem se tornar pontos de suporte e resistência. No entanto, é necessário manter atenção: com a proliferação dos algoritmos e processos automatizados, o book de ofertas pode ser manipulado para oferecer uma falsa impressão de demanda de compra ou venda.

Histórico de negócios

O histórico de negócios é a operação que revela todas as negociações que foram fechadas em detalhes, no período do seu interesse. É possível verificar a hora, quantidade, preço, além das instituições financeiras que intermediaram a negociação e o investidor que fez o negócio.

Assim como acontece no book de ofertas, o histórico de negócios também sofre alterações de players que utilizam os algoritmos para maquiar a quantidade de lotes que pretendem executar, transformando grandes lotes em várias ordens fracionadas.

Também é importante ressaltar que, com a velocidade dos negócios, às vezes o trader não consegue fazer uma leitura adequada do cenário.

Volume de profile

O volume de profile oferece dados sobre a intenção de negócios dos investidores e ainda define as regiões de concentração de preços das ações. Por meio da ferramenta é possível ver o volume acumulado de negócios efetuados e identificar pontos de resistência e rompimento das cotações.

Como a Tape Reading é utilizada no Day Trade?

Como podemos perceber, a Tape Reading permite que o investidor obtenha informações valiosas para o Day Trade. Com a análise de fluxos, você pode entender as cotações atuais através da estatística.

Dessa forma, quem aprende Tape Reading conseguirá desenvolver habilidades e técnicas apuradas de leitura e execução, identificando as melhores oportunidades no curto prazo. Por isso é necessário que o investidor consiga fazer uma leitura acurada da interação entre o fluxo de liquidez e o de agressão. Só assim ele poderá tomar uma decisão acertada.

Quais são as vantagens e desvantagens da Tape Reading?

Depois de entender o que é e como funciona a Tape Reading, nada mais natural do que se perguntar quais são as vantagens e as desvantagens dessa estratégia e se vale a pena utilizá-la.

Antes de mais nada, vale lembrar que a análise de fluxos permanece sendo muito utilizada nas operações da bolsa de valores em todo o mundo. Veja os pontos positivos de adotá-la:

  • Aumento da percepção de mercado;
  • Direcionar-se para o caminho certo;
  • Ajuda o investidor a definir o exato ponto de entrada;
  • Grande volume de informações;
  • Aumento da taxa de acerto;
  • Traz números reais do mercado;
  • Encontrar o preço de equilíbrio para fazer ofertas, a partir da leitura das intenções de negociação e dos negócios realizados.

No entanto, a Tape Reading também pode oferecer desvantagens importantes, que devem ser levadas em consideração. Saiba quais são:

  • Exige tempo e estudo para que o resultado desejado seja alcançado;
  • Exige mais prática do investidor — investidores que não souberem interpretar as informações irão desperdiçar tempo;
  • Sua efetividade depende de fatores externos como: internet com boa velocidade, home broker estável e computador com capacidade de processamento. Caso contrário, o investidor perde informações de mercado.

Como utilizar a Tape Reading na bolsa?

Chegou a hora de explicarmos a você como a Tape Reading é utilizada na bolsa de valores. Em primeiro lugar, é necessário que o investidor acesse o home broker, abrindo conta em uma corretora confiável.

Em seguida, ele irá buscar por uma ação e verificar o book de ofertas, que mostra os preços das intenções de negócios para a compra e para a venda. Também é possível ver quais instituições emitiram a ordem.

Para uma visualização mais apurada, deve-se agrupar as ordens para que possíveis fracionamentos não dificultem a identificação de tendências. Depois, basta analisar os maiores volumes de venda e a concentração para a compra e definir, estrategicamente, a sua oferta.

Após analisar as ofertas, é necessário ainda acompanhar o histórico de negócios para ter uma visão mais apurada de uma ação e utilizar o Tape Reading de forma completa. Atualmente, há vários softwares com ferramentas que auxiliam os traders na Tape Reading.

Conclusão

Embora seja uma técnica muito antiga, a Tape Reading ainda mostra ser muito eficaz para analisar os fluxos da bolsa e garantir ganhos maiores. A estratégia é voltada para traders e bem utilizada para quem investe em day trade, por serem operações de curto prazo.

No entanto, é fundamental que o investidor estude bem e saiba interpretar as informações do mercado antes de investir na técnica.

Gostou de saber mais sobre Tape Reading? Que tal agora entender também como funciona o Imposto de Renda sobre Day Trade? Leia nosso artigo e tire todas as suas dúvidas!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe