Logo Akeloo Nelógica
CALCULADORA DE IR
Início » Investimentos » Renda passiva – saiba fazer seu dinheiro trabalhar para você!

Renda passiva – saiba fazer seu dinheiro trabalhar para você!

Renda passiva – faça seu dinheiro trabalhar para você! Pelo […]

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 18/03/2022 às 11h40

Compartilhe

Renda passiva – saiba fazer seu dinheiro trabalhar para você!

Renda passiva – faça seu dinheiro trabalhar para você!

Pelo bem da nossa saúde física e emocional é muito importante cuidar bem do nosso dinheiro. Administrá-lo bem e fazer reservas. Isso trará tranquilidade e segurança. 

Dinheiro não traz felicidade. Mas viver endividado, trabalhando em empregos que não nos fazem bem aumenta consideravelmente o estresse. Por conseguinte prejudica a sua saúde. 

A maioria das pessoas gostaria de ter segurança financeira. Quando não tem patrimônio e reservas financeiras você fica à mercê da economia e muitas vezes não pode arriscar. Por isso, muitas pessoas permanecem em empregos sem perspectivas de crescimento na carreira. Porque não podem abrir mão da segurança, tornam-se, assim, escravas do dinheiro.

Mas a melhor maneira para ter segurança financeira é administrar bem o seu dinheiro. Mesmo que você não tenha um salário alto você deve traçar um plano para fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Pensando nisso, elaboramos esse guia com 7 passos simples para você fazer seu dinheiro trabalhar para você, afinal de contas, com saúde não se brinca e com dinheiro também não.

Passo 1- Estabeleça suas prioridades.

Faça uma lista de todos os seus desejos que precisam de dinheiro para realizar. Em seguida coloque-os em ordem de prioridade. Geralmente as pessoas percebem que estão gastando sua energia e dinheiro em itens que não estão no topo de sua lista de prioridades.
Mude seu comportamento, concentre todos os seus esforços e recursos financeiros para realizar os desejos do topo da sua lista.

Passo 2 – Organize suas finanças

O problema da falta de dinheiro geralmente não está na baixa renda, mas na falta de organização financeira.

Uma vida financeira tranquila começa com uma reflexão sobre o uso do dinheiro. Conhecendo seus hábitos financeiros será mais fácil identificar os erros recorrentes que minam seus recursos.

Essas dicas simples irão ajudá-lo:

  • Anote tudo que você gasta;
  • Procure pontos onde há gastos desnecessários ou exagerados;
  • Pense antes de comprar. Evite compras por impulso;
  • Faça listas de compras. Anote o que você precisa e quanto está disposto a pagar por cada produto;
  • Analise o custo benefício;
  • Encontre soluções mais em conta.

Passo 3 – Corte gastos

Você pode manter um bom padrão de vida e economizar ao mesmo tempo. Cortar gastos não representa uma vida de avarento. O que você deve cortar são os excessos. Você não deve abrir mão da qualidade, mas procurar por preços justos e evitar desperdícios.
Você paga por serviços que não usa? No topo da lista dos itens que as pessoas pagam sem usar estão as assinaturas de jornais e revistas e mensalidades de academias.

Passo 4 – Livre-se das dívidas

Elabore um bom plano para pagar suas dívidas. Para começar analise suas alternativas para diminuir as despesas com juros. Muitas vezes é melhor renegociar as datas de vencimento com os fornecedores que recorrer a alguma linha de crédito. E fuja dos juros de cartões de credito e cheque especial. Esses são os mais altos.

E principalmente evite contrair novas dívidas.

Passo 5 – Separe uma parte do seu salário para a poupança

Se você não sabe por onde começar, ouça as dicas dos especialistas. Você não deve gastar mais que a metade de seus ganhos para as despesas fixas. 35% dos seus rendimentos devem cobrir as outras despesas. E 15% devem ser poupados ou usados para pagar dívidas.

Habitue-se a retirar uma parte do seu salário todos os meses para poupar e investir. Quando os resultados começarem a aparecer você irá se animar.

Passo 6 – Conheça a diferença entre os investimentos

Existem investimentos que rendem e investimentos que precisam de gastos para se manter. Uma casa é um investimento, mas com o tempo o imóvel desvaloriza e precisa de aportes financeiros para manter. Um automóvel é outro investimento que se desvaloriza com o tempo, além dos gastos de manutenção.

Os investimentos que rendem e propiciam o aumento do patrimônio são títulos de investimento, ações e moedas fortes, entre outros.

Todos são investimentos, mas esses últimos são a escolha sensata de quem quer aumentar o seu patrimônio.

Passo 7 – Desenvolva uma mente rica

Se você poupar e investir para realizar os seus sonhos e ter tranquilidade você já está a um passo à frente da maioria das pessoas. E muito provavelmente você está satisfeito com os resultados. Mas a mente rica vai além e você está próximo a descobrir por que os ricos ficam cada vez mais ricos.

Compre com o rendimento do seu dinheiro e não com o seu salário!

Você precisa de dinheiro para bancar a sua sobrevivência e conforto. Por isso precisa de reserva para assegurar suas despesas em momentos de crises.

Mas ninguém quer levar uma vida de privações para garantir o seu futuro. Seria muito injusto trabalhar somente para custear as necessidades básicas. Pois o dinheiro também pode pagar muitas alegrias.

Esse é o conflito que muitas pessoas vivem. Usar seu dinheiro para ter uma vida feliz ou garantir o seu conforto no futuro. Mas você pode ter os dois. E esse é um dos segredos da mente rica.

Conclusão

Ao contrário do que muita gente pensa, educação financeira não é útil apenas para ter uma boa aposentadoria. É a forma inteligente de realizar sonhos.

No início pode parecer um pouco difícil, mas na medida em que o dinheiro vai acumulando, você rapidamente terá rendimentos para comprar o que quer e logo poderá estabelecer metas bem mais audaciosas

Você não imagina a força que tem o seu dinheiro quando ele trabalha para você.

Agora que você já sabe os conceitos básicos sobre renda passiva, que tal aprofundar seu conhecimento tributário com este Guia completo de Tributação em Investimentos?

Para aprender mais sobre o universo dos investimentos, não deixe de conferir o nosso Instagram e ver tudo que a Akeloo tem para te oferecer.

 

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe